Ano 1, nº 1 - Brasília, 28 de março de 2014.


CNPG apoiará projeto para reencontrar crianças desaparecidas na Região Norte

José ValdoA realização de encontros regionais, que sirvam à discussão e ao aprofundamento de questões locais, é uma das metas propostas pela presidente do CNPG, Eunice Carvalhido, desde o início de seu mandato. O primeiro encontro reuniu procuradores-gerais da Região Norte e resultou na assinatura de um termo de adesão ao Projeto Reencontro: em busca das crianças do Norte.

A iniciativa visa combater o elevado número de crianças desaparecidas naquela Região e foi proposta pela procuradora-geral de Justiça do Estado do Tocantins, Vera Nilva Álvares Rocha Lira. Segundo ela, que reapresentou o projeto na última reunião ordinária do CNPG, dia 19 de março, o problema é grave e exige uma solução conjunta.

Leia mais...

Ex-procuradora-geral do Acre recebe Comenda do Mérito do CNPG

A ex-procuradora-geral de Justiça do Estado do Acre, Patrícia de Amorim do Rêgo (à direita, na foto, com a presidente do CNPG, Eunice Carvalhido), foi homenageada com a Comenda do Mérito do CNPG. Patrícia foi a segunda mulher a assumir a procuradoria-geral no Estado, em 2012. Uma das maiores conquistas de sua gestão foi o aumento do orçamento do Ministério Público do Estado do Acre (MP/AC) de 2,5% para 4% do total do orçamento estadual. Com isso, aumentou a autonomia financeira do órgão, que antes dependia de recursos externos.


Leia mais...

CNPG tem novo representante junto à ENCCLA/ MJ

O procurador-geral de Justiça do Estado de Mato Grosso (MT), Paulo Roberto Jorge do Prado (foto), é o novo representante do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG) junto à Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla).

A Enccla reúne órgãos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário nos âmbitos federal e estadual, visando articular a atuação entre órgãos públicos de fiscalização, de controle e de inteligência. A iniciativa visa aperfeiçoar a prevenção e o combate à corrupção e à lavagem de dinheiro.

 Leia mais...

Ex-presidente da Conamp recebe homenagem do CNPG

O promotor de Justiça do Estado do Pará, César Bechara Nader Mattar Júnior (foto), recebeu homenagem do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG) por sua atuação como presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) nos últimos quatro anos. Mattar deixou o cargo no último dia 18 e prestou contas de sua gestão durante reunião ordinária do CNPG.

Durante a gestão de Mattar, nos mandatos 2010/2012 e 2012/2014 , pode ser destacada a defesa das prerrogativas funcionais dos membros, especialmente a luta contra a Proposta de Emenda à Constituição 37/2011. "Fomos rigorosamente intransigentes e firmes na defesa de nossos interesses, sem, entretanto, rompermos os canais de diálogo com todas as entidades e instituições com as quais tivemos que interagir. A luta contra a PEC 37 foi a demonstração cabal desse esforço", reforçou o promotor.

MPBA: Novo Procurador-Geral de Justiça toma posse

O promotor de Justiça Márcio José Cordeiro Fahel (foto) tomou posse no cargo de procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), na quarta-feira, dia 12. Nomeado pelo governador Jaques Wagner, a partir de uma lista tríplice, na qual ficou em primeiro lugar com 271 votos, ele assumiu em substituição ao procurador de Justiça Wellington César Lima e Silva.


O novo procurador-geral ingressou na carreira de promotor de Justiça em 1993 e atuou nas Promotorias de Justiça de Mucuri, Aurelino Leal, Ibicaraí e de Itabuna, onde foi coordenador da Promotoria Regional. Em 2009, foi promovido para Salvador, e passou pela 1º Promotoria de Justiça Criminal e 6ª Promotoria de Justiça da Cidadania.


Novo Estatuto do CNPG prevê a criação de Conselho Fiscal

Membros do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais aprovaram o novo Estatuto da instituição, que inclui, entre as principais mudanças, a criação de um Conselho Fiscal, que será encarregado de efetuar o controle patrimonial e financeiro, bem como realizar regularmente a prestação de contas do Colegiado.


Apresentadas pelo procurador-geral de Justiça do Estado de Sergipe, Orlando Rochadel Moreira (foto), as modificações foram propostas por comissão de trabalho integrada pela ex-procuradora-geral do Estado do Acre, Patrícia Rego, e pela assessora especial do CNPG, a promotora de Justiça Ana Luíza Lobo Leão Osório.

Leia mais...

Gilberto Giacoia assume segundo mandato no MPPR

Aguinaldo FenelonO procurador de Justiça Gilberto Giacoia (à direita na foto, com o governador do Paraná, Beto Richa) tomará posse como procurador-geral de Justiça do Estado do Paraná no dia 9 de abril. Candidato único, Giacoia foi reconduzido ao cargo com 85% dos votos dos integrantes do Ministério Público do Estado do Paraná (MP/PR).

Com a recondução, o procurador de Justiça assume pela terceira vez a liderança da Procuradoria-Geral de Justiça do Estado do Paraná. Ele exerceu mandatos de 1998 a 2000 e de 2012 a 2014. Gilberto Giacoia ingressou no MP/PR há 33 anos, tendo presidido o Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG), de 1999 a 2000.

Grupo de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios divulga relatório de atividades

Aguinaldo FenelonO Grupo Permanente de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios divulgou relatório com informações sobre suas últimas atividades desenvolvidas. Entre as ações destacadas no documento, estão a realização de reuniões com o objetivo de estabelecer protocolos operacionais e medidas preventivas, como o monitoramento diário das mídias sociais. Também serão realizadas reuniões com forças de segurança, setor de inteligência, Polícia Militar, Policia Civil, Corpo de Bombeiros, Exército e a Agência Nacional de Inteligência (Abin), entre outros. O relatório destaca, ainda, que no mês de março deste ano será instalada uma comissão integrada pelo Ministério Público, forças de segurança e sociedade civil para o início dos trabalhos visando a Copa do Mundo de 2014. 

Leia mais...

Roraima sedia primeira reunião regional

A primeira reunião extraordinária com representantes dos Ministérios Públicos dos Estados da Região Norte, que aconteceu na sede do Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR), dia 26 de fevereiro, serviu para conhecer de perto as singularidades da região Norte do Brasil e traçar políticas institucionais específicas. O encontro foi idealizado e conduzido pela presidente do CNPG, Eunice Carvalhido.

Leia mais...

AGENDA

28/04 Reunião Ordinária GAP

28 e 29/04 Reunião Ordinária CNPG

07,08 e 09/05 Reunião GNDH

CURTAS

Refúgio - A Assessoria Internacional do CNPG negocia com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) para firmar um memorando de cooperação técnica para o  intercâmbio de informações, documentos e dados não-sigilosos. Também se negocia a  realização de eventos de capacitação para os membros, como cursos, seminários e reuniões para disseminação de conhecimento na matéria referente a refúgio.


Congresso Virtual Internacional  -  
O procurador de Justiça aposentado Francisco Antônio Souto e Faria apresentou, na última reunião do CNPG, o projeto para o 1º Congresso Virtual Internacional do CNPG. A ideia é estimular o debate entre representantes dos Ministérios Públicos de países que tenham representação na Organização das Nações Unidas, por meio da criação de um espaço virtual que receberá teses. O procurador-geral de Justiça do Estado do Ceará, Alfredo Ricardo Holanda Cavalcante, foi escolhido para relatar o projeto.


GNMP -
O CNPG recebeu, na última reunião ordinária, realizada dias 18 e 19 de março, o Grupo Nacional de Membros do Ministério Público (GNMP). O GNMP é uma comunidade virtual aberta à participação de  todos os membros que tiverem interesse na troca de informações, dúvidas e experiências cotidianas. Além do meio virtual, o grupo promove encontros presenciais para que os integrantes se conheçam. Para participar, basta cadastrar o e-mail funcional no site  www.gnmp.com.br.

No CNMP - Os procuradores-gerais de Justiça dos Estados foram convidados a participar de audiência pública para discutir a proposta de uniformização do regime disciplinar dos membros do Ministério Público da União e dos Estados, ocorrida na terça-feira, dia 18, na sede do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A convocação foi feita pelo conselheiro Walter de Agra Júnior, que presidiu a mesa e mediou o debate.


Debate legal - 
Por sugestão do presidente do Grupo de Acompanhamento de Processos nos Tribunais Superiores (CAP), Lauro Machado Nogueira, o CNPG vai participar, como amicus curiae do julgamento, no Plenário do STF, do Recurso Extraordinário com Agravo nº 683235, que debate se os prefeitos dos municípios possuem foro privilegiado em caso de improbidade administrativa. Amicus curiae, do latim, amigo da corte, é um terceiro, interessado na causa, que intervém no julgamento, sem ser parte no processo.






 

rodape

Caso não consiga visualizar esse e-mail, clique aqui.