O Presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG), PGJ do Pará, César Mattar Jr., o Presidente do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC), PGJ de São Paulo Mário Sarrubbo e o Presidente do Grupo Nacional dos Coordenadores de Centro de Apoio Operacional Criminal, PGJ do Acre, Danilo Lovisaro do Nascimento, participaram na noite desta terça-feira, 20, da abertura oficial do 17° Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, no Teatro Maria Sylvia Nunes, Complexo da Estação das Docas, em Belém.

A segurança pública, suas relações com as políticas sociais e de cidadania na Amazônia, o meio ambiente e os povos originários foram temas prioritários apresentados no 17° Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O evento contou com a presença do governador do Estado, Helder Barbalho, e reuniu mais de 400 pessoas, entre autoridades federais, estaduais e municipais, agentes de segurança pública, pesquisadores e estudantes.

A iniciativa, realizada pela primeira vez na Amazônia Legal, que já é considerada a maior edição, possui mais de 1.100 participantes inscritos e é realizada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública com a correalização do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e da Universidade do Pará (UFPA).

Presente na agenda na capital, o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Sílvio Almeida, pontuou a importância da participação social para se discutir segurança pública e se obter bons resultados. “Segurança Pública se faz com democracia, com participação social, popular, pensando nas questões da natureza do homem com respeito aos trabalhadores da segurança pública”, afirmou.

“O Fórum Brasileiro de Segurança Pública discute uma proposta adicional nesta edição: aprofundar o debate acerca da sobreposição entre crimes ambientais na Amazônia, justificando a realização do evento na região que é o centro dessas questões, investindo na aproximação de diversos segmentos, com reencontros e retomada do diálogo democrático e sobretudo participativo”, disse o presidente do Fórum Brasileiro de Segurança, Renato Lima.

O encontro segue até esta quinta-feira (22), com mais de 40 mesas de debates sobre a temática no Hangar.

 

Assessoria de Comunicação

Fotos: Agência Pará e Ascom Segup






Redes Sociais