Objetivo é implementar termo de cooperação assinado em 2012 com o CNPG, cujo principal propósito é o combate a criminalidade organizada

O Presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG), Oswaldo Trigueiro, está seguindo viagem para Haia, na Holanda, onde passará três dias em reuniões junto ao secretariado da rede judiciária européia, que tem sede em Haia. A agenda prevê encontros para efetivação do protocolo de trabalho entre o CNPG e a Rede Judiciária, no sentido de efetivar formas de cooperação mútua no combate a criminalidade organizada.

"Esta cooperação é da maior importância, pois vamos definir as formas de troca de informações e consultas mútuas em diversos segmentos na área penal, no combate ao crime organizado, lavagem de dinheiro e demais formas de tráfico”, disse o presidente.

A agenda ainda prevê uma reunião junto ao Tribunal Penal Internacional (TPI), onde serão discutidas formas de cooperação na área de combate aos tipos de extermínio. Já são três, os eventos que envolvem o CNPG e a Rede Judiciária Européia, onde a dinâmica dos chamados “pontos de contato” - agentes públicos dos países cooperados – passam a se responsabilizar pelas informações estratégicas que são levadas a contribuição para deslinde de casos criminais que estão além das fronteiras locais. 

A cooperação internacional traz contexto importante no universo globalizado, e o CNPG passou, com a assinatura do termo de cooperação, a integrar e contribuir para informações no combate aos ilícitos transnacionais.






Redes Sociais