IAPReunidos em Natal, no Rio Grande do Norte, procuradores-gerais do CNPG e seus representantes receberam os membros da International Association of Prosecutors (IAP), o vice-presidente Manuel Pinheiro Freitas o secretário-geral Derck Kuipers, e deram posse à assessora especial para assuntos internacionais junto ao Conselho, a procuradora de Justiça do estado do Rio de Janeiro Lilian Pinto.

O vice-presidente Manuel Pinheiro Freitas apresentou o trabalho da IAP, composta por 158 entidades associadas em todo o mundo, além de aproximadamente 1700 membros associados por iniciativa individual, provenientes de mais de 140 países. A IAP atua como órgão consultivo do Conselho Econômico e Social da Organização das Nações Unidas (ONU) em assuntos relacionados à atuação dos Ministérios Públicos e de seus membros.

A visita dos membros da IAP faz parte de um programa de cooperação da associação com o CNPG e a CONAMP, que inclui o intercâmbio entre seus membros em qualquer parte do mundo. A associação apoia a oferta cursos e conferências para capacitação de seus membros, em forma de cooperação com órgãos internacionais, dentre eles o Programa de Intercâmbio de Procuradores/Promotores (PEP), além de grupos de trabalho sobre crimes cibernéticos, sobre tráfico de seres humanos e sobre crimes de guerra e crises humanitárias.

A presidente do CNPG, Eunice Carvalhido, que participou de evento promovido pela IAP em Moscou, no mês de agosto, endossou o trabalho realizado por seus membros, destacando a qualidade dos debates promovidos pela organização. "Vamos estudar a possibilidade de o CNPG se filiar à IAP", anunciou.

Confira aqui a apresentação do vice-presidente Manuel Pinheiro Freitas






Redes Sociais