Na tarde do último dia 21, o auditório do Ministério Público de Sergipe foi palco da solenidade de posse do novo Procurador-Geral de Justiça, Dr. José Rony Silva Almeida. Além dos familiares e colegas do MP, a solenidade reuniu centenas de autoridades de vários Estados da Federação.

 

Encabeçando, com 100 votos, a lista tríplice escolhida pelos membros Ministeriais, Dr. Rony foi nomeado pelo Governador Jackson Barreto para comandar o Órgão Ministerial no biênio 2014/2016, em substituição ao Dr. Orlando Rochadel que chefiou o MP por dois mandatos. Promotor de Justiça há 22 anos, o novo PGJ afirmou que dedicação, tranquilidade e humildade são características essenciais para uma boa administração. “Uma boa cabeça e um bom coração são sempre uma combinação formidável”, disse ele parafraseando Nelson Mandela.

 

Após jurar exercer com retidão as funções do novo cargo, Dr. Rony assinou o termo de posse e foi homenageado com a outorga do Colar do Mérito Tobias Barreto. O Presidente da Associação Sergipana do Ministério Público – ASMP, Dr. Arnaldo Figueiredo Sobral, saudou o novo PGJ e desejou sorte na nova trajetória. “A ASMP será sua aliada no engrandecimento do Ministério Público”, disse Dr. Arnaldo. O PGJ recebeu as boas vindas do Procurador de Justiça Dr. Luiz Valter Ribeiro Rosário que, em nome do Colégio de Procuradores, fez uma saudação norteada pela boa vontade em fazer parte da administração participativa.

 

Ao se despedir dos trabalhos como Procurador-Geral, Dr. Rochadel deu posse ao colega e amigo e fez um discurso de agradecimento a todos que estiveram ao seu lado durante os quatro anos de uma administração vitoriosa e que mudou a “cara” do MP de Sergipe. Dr. Orlando fez uma retrospectiva dos momentos marcantes. Relembrou a luta na construção do Centro Educacional Vitória de Santa Maria e na implementação da Coordenação de Evolução Humana, Ética e Espiritualidade. “É tempo de agradecer”, disse emocionado. “Tenho orgulho de ter podido dividir esse tempo com pessoas de grande coração. Agora, chega a hora de passar o bastão para outros líderes”, afirmou.

 

Não menos emocionado, o novo PGJ ressaltou a imensa alegria em assumir o importante cargo e reafirmou o compromisso de realizar, com a ajuda indispensável de todos os membros e servidores, uma gestão democrática, impessoal, transparente, participativa, respeitosa, justa e solidária, confirmando os valores já praticados no MP e que são objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil.

 

“A conduta de todos aqueles que caminham ao nosso lado sempre foi de construção, diálogo e conciliação. Agora não será diferente. Manteremos as pontes de ligação com Membros e servidores, com a única e relevante finalidade de fortalecer ainda mais o MP, pois o seu enfraquecimento e desprestígio somente interessa a quem não pretende construir um país mais justo”, salientou Dr. Rony em seu discurso.

 

Ele continuou: “os princípios que regem a administração pública serão continuamente observados. Seguiremos à risca o modelo de gestão já implantado nos últimos anos, respeitando-se a publicidade dos atos, a impessoalidade, a legalidade e a moralidade, a fim de que seja garantida a eficiência da prestação do serviço ministerial”.

 

Embalados pelas linda música do Coral “Vozes da Cidadania” e contagiados pelo clima de emoção e alegria, os convidados aplaudiram o Chefe do MP e desejaram sorte e felicidade na nova empreitada. Dr. Rony agradeceu a Deus e aos amigos e encerrou seu discurso citando o pacifista Mahatma Gandi: “Não tente adivinhar o que as pessoas pensam a seu respeito. Faça sua parte, doe-se sem medo. O que importa mesmo é o que você é”.

 

Além dos Membros do Colegiado, também compuseram a mesa de honra no evento, o Governador Jackson Barreto; a Desembargadora Iolanda Santos Guimarães, representando o presidente do TJ; a Presidente da Assembleia, Angélica Guimarães; Dr. Cláudio Portela, Conselheiro do CNMP; Dr. Márcio Fahel, PGJ da Bahia, que na ocasião representou o Presidente do CNPG; Dra. Norma Cavalcanti, Presidente da CONAMP; Dr. Clóvis Barbosa, representando o Presidente do TC e Dr. Jesus Jairo, Defensor Público Geral.

 

 






Redes Sociais