No próximo dia 10 de maio, o benefício de 05 dias e mais 15 prorrogáveis de licença-paternidade concedido pela Procuradoria-Geral de Justiça aos pais, membros e servidores do Ministério Público de Sergipe, completa um ano e tem gerado benefícios aos servidores ministeriais.

O Promotor de Justiça Ricardo Machado, pai de Valentina, falou sobre a Lei nº 13.257/2016. "O pai, nos primeiros dias do nascimento de uma criança, tem uma missão especial: prover a casa e prestar a necessária assistência a mãe e filho, envolvendo-os num contexto de segurança e afeto. Todo bem-estar gerado à mãe será imediatamente transmitido ao bebê. A Lei que ampliou a licença-paternidade para 20 dias é considerada marco legal da primeira infância. Ela valorizou a família nuclear e garantiu o progressivo desenvolvimento da criança", disse.

Ampliando o período de licença paternidade, o MP segue a tendência internacional de entender a criação de um novo ser humano como uma responsabilidade compartilhada do casal, com o apoio da sociedade. As experiências são positivas. "Eu sabia que era um momento de forte interação entre minha esposa e nossa filha e, durante os 20 dias de licença-paternidade, estive presente e canalizei todos os esforços em benefício das duas, afinal, quando nasce um filho, nasce um pai e uma mãe", salientou Ricardo Machado.

Pesquisas destacam que um maior envolvimento do pai na primeira infância auxilia no desenvolvimento da criança também a longo prazo. E destaca, ainda, como uma extensão da licença-paternidade diminuiu a desigualdade de gêneros no mercado de trabalho e mudou o comportamento das famílias quanto à divisão de tarefas domésticas.

"O benefício da licença paternidade ampliada foi concedido no momento ideal para mim: o nascimento de meu trio. No período de 20 dias, pude colaborar nos cuidados dos bebês, adequar-me a nova rotina, além de curti-los bastante", foi o que comentou o servidor ministerial Milton Barreto Freitas Filho, pai de Júlia, Luiza e Bernardo. Milton brinca ao confessar: "Deus nos abençoou com três lindos anjos e com mais 15 dias para compartilhar essa alegria por mais tempo em casa", disse sorrindo o pai dos trigêmeos.

Pai pela segunda vez, o Promotor de Justiça Gilvan Oliveira de Rezende pode perceber, com o nascimento de Felipe, a importância de poder desfrutar de mais tempo com seu filho nos primeiros dias de vida. "São mais 15 dias para prestar a assistência necessária a mãe e filho", disse o Promotor que também parabenizou o MP pela iniciativa.

Pelo que pudemos perceber, passar mais tempo junto à família no início da paternidade tem sido proveitoso e salutar para os pais do MP. Para as mães, com certeza, é tranquilizador ter apoio, carinho e alguém para revezar as primeiras noites de pouco sono. O MP de Sergipe comemora um ano de licença-paternidade prorrogada, justamente em maio, mês das mães. As mães também agradecem.

Coordenadoria de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
Fones: (79) 3209-2865 / 3209-2651
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Facebook: mpseoficial






Redes Sociais