O Procurador-Geral de Justiça, Dr. Orlando Rochadel Moreira, e os Promotores de Justiça Dr. José Rony Silva Almeida (Secretário Geral do MP), Dr. Etélio de Carvalho Prado Júnior (Diretor do Centro de Apoio Operacional dos Direitos à Educação) e Dr. Fábio Viegas Mendonça de Araújo (da Promotoria de Justiça Especializada nos Direitos à Saúde em Aracaju) receberam títulos de cidadania em Canindé de São Francisco. A homenagem é fruto do trabalho de destaque desenvolvido pelos quatro Membros do MP, quando atuaram perante o Órgão Ministerial daquela cidade.

A Sessão Especial da Câmara de Vereadores para a outorga das honrarias aconteceu no Clube Altemar Dutra, localizado no centro de Canindé. Diversas autoridades e a comunidade local lotaram o auditório para acompanhar a solenidade, conduzida pelo Vereador Joselildo Almeida do Nascimento, Presidente do Poder Legislativo Municipal.


Os Homenageados

O primeiro a fazer uso da tribuna foi Dr. Orlando Rochadel. Muito emocionado, ele falou sobre grandeza da região e de seu povo; destacou as boas recordações do tempo em que trabalhou na cidade e ressaltou a importância do Poder Legislativo: “trata-se da função estatal basilar do regime democrático, a primeira a ser atacada por aqueles que possem intenções totalitárias”. O Procurador-Geral de Justiça fez também uma saudação especial a cada um dos Membros do Ministério Público presentes. Em entrevista, Sua Excelência acrescentou: “estou muito feliz e entendo que esta é uma homenagem não a mim, mas ao Ministério Público do Estado de Sergipe: uma instituição que marca presença, que chega perto das comunidades mais carentes e que, por atuar dessa forma, tem o seu reconhecimento”.

Dr. Rony Almeida também compartilhou a honraria com todos os colegas, asseverando que o Ministério Público é uno e indivisível, como preconiza a Constituição Federal. “Foi uma homenagem à Instituição, que se faz presente em todo o Estado. Onde houver injustiça o MP estará presente para tentar corrigir e dar um novo rumo junto com a comunidade local”, declarou.

“Canindé de São Francisco é sangue que corre nas minhas veias e já faz parte da minha vida”, disse Dr. Fábio Viegas. Ele elencou com alegria várias iniciativas tomadas durante o período em que oficiou na cidade, a exemplo do Projeto Reviver Vida Nova, que desenvolve atividades no combate ao uso de drogas ilícitas, e da promoção de acessibilidade – hoje, 99% da zona urbana está equipada com rampas de acesso para cadeirantes. “Agradeço pelo gesto aos amigos de Canindé , meus novos conterrâneos, meus irmãos para sempre”, completou.

Dr. Etélio Prado também não escondeu a emoção. Para ele Canindé de São Francisco tem uma importância ímpar: foi lá que iniciou a Carreira Ministerial. “Sinto-me muito lisonjeado e orgulhoso. Aqui fiz o meu primeiro júri, confeccionei minha primeira Ação Civil Pública, concedi a primeira entrevista”, afirmou. O Promotor de Justiça também parabenizou aos colegas e homenageou seus pais, esposa e filhos.


Depoimentos

O atual Promotor de Justiça da cidade de Canindé, Dr. Emerson Oliveira Andrade, disse que os homenageados plantaram a semente do direito fundamental à boa administração pública e que seu desafio é dar continuidade ao trabalho.

“É muito gratificante homenagear quem prestou serviços ao nosso Município”, declarou o Prefeito Orlando Porto de Andrade. Dr. Fernando Lopes, Juiz de Direito da Comarca de Canindé, saudou os novos cidadãos, destacando as qualidades de cada um. O Magistrado salientou que o Ministério Público é parceiro essencial para a efetivação da Justiça em sua plenitude. Já o Presidente da Câmara de Vereadores, Joselildo Almeida, foi enfático: “o Poder Legislativo tem a satisfação de agradecer a esses homens pelo trabalho realizado aqui. Eles foram fundamentais para que a paz e o progresso se restabelecessem entre nós”.


Presenças Ilustres

Participaram da solenidade, além das autoridades locais, os Procuradores de Justiça Dr. Rodomarques Nascimento (Coordenador Geral do MP), Dra. Creuza Figueiredo, Dra. Maria Helena Barros e Dra. Maria Joselita Almeida. Estiveram presentes ainda os Promotores de Justiça Dr. Manoel Cabral Machado Neto (Chefe de Gabinete do PGJ), Dr. Eduardo Franklin (Assessor do PGJ), Dr. Eduardo D'Ávila (Assessor da Coordenadoria Geral), Dr. Paulo Lima (Diretor do Centro de Apoio Operacional do Patrimônio Público), Dr. Alex Maia, Dr. Antônio Carlos Nascimento, Dr. Paulo José Francisco Alves Filho, Dr. Raimundo Bispo, Dr. Renê Erba, Dr. Ricardo Sobral, Dr. Rivaldo Frias, Dr. Solano Lúcio e Dr. Virgílio Viana. Também acompanharam o evento os Diretores do MP: Lígia Figueiredo (Diretora Financeira), Carlos Tavares (Diretor Administrativo), José Ailton Nunes (Diretor de Planejamento) e Sávio Garcez (Diretor de Recursos Humanos).


Hebert Ferreira
Coordenadoria de Comunicação – MP/SE






Redes Sociais