O Promotor de Justiça Rodrigo Cesar Barbosa, titular da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Mafra, recebeu a Moção de Aplausos da Câmara de Vereadores do Município. A homenagem, proposta pelo Vereador Vanderlei Peters, também foi entregue ao Juiz Criminal da Comarca de Mafra André Luiz Lopes de Souza.

A condecoração foi concedida em razão do constante apoio do Promotor de Justiça aos projetos de aparelhamento da segurança pública da cidade. Rodrigo é titular da Promotoria de Justiça que atua na área Criminal e Execução Penal.

Utilizando recursos do Fundo de Penas Alternativas do Poder Judiciário, foram feitas doações de valores para a compra de armamento não letal para treinamento (armas de air soft, spark), além de aparelhos tecnológicos para ajudar na investigação de crimes. Entre eles, estão equipamentos de GPS, decibelímetro e o primeiro drone de uso exclusivo da Polícia Militar.

Câmeras Gopro também fizeram parte da doação, para que os Policiais registrem as operações em tempo real. Além disso, a Central de Flagrantes da Comarca recebeu novos equipamentos audiovisuais.

Os materiais doados serão utilizados pela Guarnição Especial de Mafra e pela Divisão de Investigação Criminal em diversas operações, aumentando a capacidade de resposta ao combate à criminalidade e melhorando a segurança pública da população.

Rodrigo destaca a importância do reconhecimento. "Estamos trabalhando a Segurança Pública como Direito Difuso, fiscalizando e fomentando políticas públicas nessa área, sempre firmando parcerias, tudo em prol de quem realmente importa: a sociedade".

VIDEOMONITORAMENTO

Outro projeto iniciado pelo Promotor de Justiça foi o vídeomonitoramento da cidade de Mafra. Ao equipar o Município com câmeras de segurança, o governo do Estado investiu aproximadamente R$ 400 mil.

Pensando nisso, Rodrigo elaborou uma parceria com empresários e donos de estabelecimentos, para que as câmeras do comércio local fossem utilizadas também em prol da segurança pública. Para isso, foram comprados, com verbas públicas, kits de gravação voltados para as ruas, de forma a reduzir os custos com equipamentos. De acordo com o Promotor de Justiça, foram gastos aproximadamente R$ 70 mil - apenas 17,5% do valor das câmeras implantadas pelo Estado.

Das 55 câmeras dos estabelecimentos comerciais, 25 delas transmite ao vivo para a Central da Polícia Militar de Mafra, enquanto as imagens das outras 30 são resgatadas posteriormente na internet pela Polícia Civil. A meta é que, a longo prazo, seja utilizada uma câmera para cada 500 habitantes do Município.

O Promotor de Justiça conta que esse projeto já trouxe resultados para a cidade. "Já tivemos diversos casos criminais resolvidos ou com prova reforçada por meio das imagens das câmeras do projeto. Além disso, certamente, preveniu-se crimes. Outro diferencial é que todas os pontos de câmera da área urbana da cidade foram mapeados, inclusive, das lojas e casas. Com isso, a Polícia consegue saber de antemão onde procurar imagens de um determinado crime, sem precisar vagar pelas ruas atrás de câmeras. O projeto permite uma expansão permanente. Um dos próximos passos é ampliar o sistema para o interior do município, normalmente desassistido de segurança pública".






Redes Sociais