Reunião NorteA primeira reunião extraordinária com representantes dos Ministérios Públicos dos Estados da Região Norte, que aconteceu na sede do Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR), dia 26 de fevereiro, serviu para conhecer de perto as singularidades da região Norte do Brasil e traçar políticas institucionais específicas. O encontro foi idealizado e conduzido pela presidente do CNPG, Eunice Carvalhido.

Na ocasião, o procurador-geral de Justiça de Roraima e vice-presidente do CNPG, Fábio Bastos Stica, elogiou a iniciativa. "É primeira vez que o CNPG realiza reuniões regionais, e o Norte teve o privilégio de ser o primeiro. É algo extremamente importante porque, na reunião nacional, muitas vezes não há tempo para discutir problemas que afetam cada região. Não tenho dúvida de que essa iniciativa será importante para cada uma das regiões. Temos nossas singularidades, que são extremamente diferentes dos demais estados", reforçou.

Participaram do evento os procuradores-gerais de Justiça dos Ministérios Públicos dos Estados do Amazonas, Francisco das Chagas Santiago Cruz; de Rondônia, Héverton Alves de Aguiar; do Acre, Oswaldo D'Albuquerque Lima Neto; e de Tocantins, Vera Nilva Álvares Rocha Lira. Também estiveram presentes o subprocurador-geral de Justiça do Estado do Pará, Jorge de Mendonça Rocha, e a promotora de Justiça do Estado do Amapá,  Rosemary Cardoso de Andrade, representando a Procuradoria-Geral de Justiça; além de assessores especiais das referidas instituições.

A Reunião Extraordinária do CNPG contou ainda com a presença de César Mattar Júnior, então presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), entidade de classe de âmbito nacional, integrada pelos membros do Ministério Público da União e dos Estados, ativos e inativos, que tem por objetivo defender as garantias, prerrogativas, direitos e interesses, diretos e indiretos, da Instituição e dos seus integrantes, bem como o fortalecimento dos valores do Estado Democrático de Direito.






Redes Sociais