O Ministério Público do Acre (MP-AC) apresentou, na reunião ordinária do CNPG, o Modelo de Governança Tático-Operacional da Instituição e o Projeto MP na Comunidade. O primeiro, apresentado pela diretora de planejamento do MP-AC, Beth Oliveira, consiste em uma metodologia para concretizar as ações constantes do planejamento estratégico do órgão.

O conceito de governança institucional, segundo Beth Oliveira, visa estabelecer diretrizes para o futuro desejado pela instituição. A partir daí, é possível planejar e monitorar a atividade prática, mensurar suas necessidades e refletir sobre o benefício trazido por determinada ação. Dessa forma, pode-se avaliar com mais clareza a gestão em seus pontos fortes e fracos.

O Projeto MP na Comunidade, apresentado pelo promotor de Justiça Celso Jerônimo de Souza, objetiva aproximar a instituição da sociedade, por meio de visita de membros e servidores a bairros de Boa Vista e a municípios do Estado, inclusive com atendimentos domiciliares. "O objetivo é tirar o promotor do seu conforto e colocá-lo em contato com a realidade das pessoas", explicou Souza.

A meta do MP na Comunidade é visitar um município (ou bairro) por mês, com cerca de 1000 atendimentos por visita. Ao longo de 2014, já foram visitados três bairros e dois municípios acreanos. O projeto já conta com diversos parceiros, entre eles a Secretaria de Estado de Saúde do Acre e a OAB – Acre.






Redes Sociais