Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina

Conselho Nacional de Procuradores-Gerais - CNPG

Menu
<

SANTA CATARINA - Os esforços para combater o uso indiscriminado de agrotóxico é tema do Alcance

A segurança dos alimentos vegetais cultivados e comercializados em Santa Catarina depende da mobilização de uma rede de organizações públicas e privadas que age contra o uso indiscriminado de agrotóxicos e outros produtos químicos. Na articulação destes órgãos, está o Ministério Público de Santa Catarina, que desde 2010 promove ações por meio do Programa Alimento sem Risco coordenado pelo Centro de Apoio Operacional do Consumidor (CCO).

Nas propriedades rurais e nos estabelecimentos que comercializam os produtos, a reportagem do Alcance acompanhou os órgãos de fiscalização agropecuária e sanitária na fiscalização e na coleta das amostras que são encaminhadas para análise laboratorial. Os resultados destas análises são enviados ao MPSC, responsável em comunicar aos órgãos competentes quando os alimentos estão com quantidades acima do permitido por Lei.

O Alcance traz, ainda, detalhes da Portaria Estadual que prevê que os fornecedores de produtos vegetais in natura e minimamente processados promovam as adequações para cumprimento da legislação de rastreabilidade de frutas, verduras e legumes. O que segundo a coordenadora do CCO, a Promotora de Justiça Greicia Malheiros da Rosa Souza, é mais um avanço para que o alimento chegue seguro na mesa do consumidor catarinense.

O Programa Alcance é transmitido em quatro emissoras: TV Floripa, TV UFSC, TV Galega e TV Câmara.

.: voltar :.