MPPE – Novo pátio da feira-livre de Paudalho será inaugurado nesta 3ª-feira
A partir desta terça-feira (23), a população de Paudalho (Zona da Mata Norte) passará a fazer feira em novo local. Isto porque será inaugurado, às 17h, o novo pátio da feira-livre da cidade, com os boxes de feirantes reordenados, o que proporcionará aos consumidores maior conforto e praticidade nas compras e maior benefício econômico ao município. O novo pátio da feira-livre é resultado de uma Ação Civil Pública (ACP), instaurada pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), em 2011.
De acordo com o promotor de Justiça Carlos Eduardo Domingos Seabra, o novo local vai beneficiar cerca de 700 famílias de feirantes, que passarão a trabalhar diariamente. Antes, a feira-livre funcionava apenas às sextas-feiras e sábados, no centro de Paudalho, de forma desordenada, o que prejudicava tanto o trânsito, quanto os feirantes, a mobilidade de pedestres e os serviços públicos.
“O problema foi observado pelo MPPE, representado à época pela promotora de Justiça Aline Arroxelas, que moveu uma ACP em 2011. Como resultado dessa ação judicial, uma decisão liminar do juízo da Segunda Vara da Comarca local determinou que os feirantes fossem retirados das ruas do centro”, informou Seabra.
Desde 2012, o promotor vinha acompanhando o caso e requisitou à Prefeitura de Paudalho que estabelecesse um cronograma de ações para entrega do novo pátio da feira-livre, com os gestores municipais firmando acordo, perante o MPPE, no qual se comprometiam a dar ao novo pátio condições de atender às demandas de organização, higiene e respeito ao meio ambiente.
Segundo Seabra, os feirantes também receberam, a pedido do Ministério Público, capacitação para que pudessem conhecer o novo local de trabalho. A Instituição também realizou audiências públicas para sensibilizar a população sobre a importância dessas mudanças para os feirantes, consumidores e o próprio município.