Santa Catarina: Campanha é apresentada ao Secretário-Geral da ONU
A campanha “O que você tem a ver com a corrupção?¿ foi apresentada ao Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, no dia 26 de julho, em reunião reservada com o Promotor de Justiça catarinense Affonso Ghizzo Neto, realizada na sede da entidade, em Nova Iorque.
De acordo com Ghizzo Neto, Ban Ki-moon elogiou a iniciativa da campanha e demonstrou estar sintonizado com os recentes protestos que ocorreram no Brasil e as mudanças determinadas pelo povo nas ruas. “Disse-me que não era compreensível um país tão rico sofrer tamanha desigualdade social¿, comentou o Promotor de Justiça.
Ghizzo Neto esteve em Nova Iorque na semana passada para apresentar a campanha “O que você tem a ver com a corrupção?” na convenção mundial da Junior Chamber International (JCI), que ocorreu na Organização das Nações Unidas (ONU). A JCI congrega mais de 200.000 jovens em 110 países e territórios, que busca no aprimoramento individual as bases para o desenvolvimento de suas comunidades, dentro de um espírito de companheirismo e compreensão para desenvolver uma consciência cívica em seus membros.
Um dia antes da convenção, o Promotor de Justiça reuniu-se com o Diretor Executivo do Pacto Global da ONU e Conselheiro do Secretário-Geral da ONU, Georg Kell, para apresentar a campanha. Georg Kell ficou empolgado com a ideia e solicitou o envio do material da campanha para estudar a participação do Pacto Global da ONU.
A campanha “O que você tem a ver com a corrupção?” iniciou pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), em 2004, em Chapecó, para atingir principalmente crianças e adolescentes, mas acabou sensibilizando as diferentes camadas da população. Hoje é nacionalmente conduzida pelo Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais dos Estados e da União (CNPG) e pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP).