REDENÇÃO: MP participa do I Congresso da Pastoral Carcerária
O Ministério Público do Estado do Pará, através da 1ª promotora de Justiça de Redenção Jeanne Maria Farias de Oliveira, participou do I Congresso da Pastoral Carcerária realizado pela pastoral carcerária em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e a Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro, no município de Redenção. O objetivo foi discutir a temática do preso no município e as dificuldades enfrentadas pelo sistema prisional na atualidade e buscar alternativas que visem a melhoria das condições no Centro de Recuperação de Redenção.
TEMÁTICAS – Durante o evento, dentre várias temáticas foi discutida: a questão da super população carcerária, das precárias condições das casas penais, da necessidade de acelerar o julgamentos dos processos de presos provisórios e ainda a finalidade ressocializadora que a pena deve ter.
PALESTRA – O Ministério Público participou do evento com uma palestra esclarecendo o papel do “Parquet” na construção de um sistema prisional mais humano e que acima de tudo respeite a dignidade do preso como garantia constitucional maior. Segundo a promotora de Justiça Jeanne Oliveira o evento foi de relevante importância uma vez que, através da realização do citado Congresso, a Pastoral Carcerária no município conseguiu reunir os diversos segmentos da sociedade organizada objetivando diagnosticar as condições no Centro de Recuperação de Redenção e assim estabelecer metas em busca de melhorias.
Estiveram presentes o Bispo da Diocese Dom Dominique You, a Irmã Petra Pffaler da coordenação nacional da Pastoral carcerária, o juiz titular da 2ª vara Penal Haroldo Silva da Fonseca, a juíza Adriana Tristão, a representante da Defensoria Pública Nara Cerqueira, da OAB Marcelo Mendanha, Kleber Gomes, Diretor do Centro de Recuperação de Redenção, Luciene Carvalho, coordenadora da Pastoral carcerária de Redenção, dentre outros membros da sociedade civil.
Texto e fotos: PJ de Redenção
Edição: Assessoria de Imprensa