SANTA CATARINA: Réu pega 11 anos de prisão por tentativa de homicídio e suborno
Odair José Rocha Gurber, de 20 anos de idade, morador de São Bento do Sul, foi condenado a 11 anos de prisão, inicialmente em regime fechado, pela tentativa de homicídio contra Welington Luís dos Santos, pela corrupção de dois policiais militares e por porte ilegal de arma de fogo de numeração raspada. Os crimes ocorreram em novembro de 2013, apenas duas semanas depois de Odair ter conseguido liberdade provisória em outro processo.
Segundo denúncia oferecida pelo Ministério Público de Santa Catarina (MSPC), Odair tentou matar Welington porque a vítima tinha interferido em uma briga do réu três anos antes. No dia 15 de novembro de 2013, Odair foi até a casa de Welington, em São Bento do Sul, estacionou sua moto na rua e chamou a vítima para uma conversa “de boa¿, dissimulando, assim, sua intenção homicida. Quando Welington saiu pela porta, Odair sacou um revólver calibre .38 e fez vários disparos, os quais somente não acertaram a vítima porque ela conseguiu se esconder atrás de um carro.
O réu fugiu do local e parou em um bar às margens da Rodovia dos Móveis, onde foi preso em flagrante por dois policiais militares por porte de arma de fogo com numeração raspada. Após sua prisão, Odair ainda ofereceu R$15 mil aos policiais militares para que o deixassem fugir.
Odair foi denunciado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) pelos crimes de tentativa de homicídio, qualificado por motivo torpe e dissimulação (artigo 121, § 2º, incisivos I e IV, cumulado com artigo 14, inciso II), e pelo crime de corrupção ativa e porte de arma de fogo de uso restrito. Além da pena de reclusão em regime fechado, o réu terá de pagar 22 dias-multa no valor de 1/30 do salário mínimo. Foi negado, ainda, o recurso em liberdade.
O júri foi presidido pelo Juiz de Direito Luiz Paulo Dal Pont Lodetti. O advogado de defesa foi Washington Henrique Marques Junior. Atuou pelo MPSC a Promotora de Justiça Elaine Rita Auerbach.
Autos n. 058.13.006566-5/00000