SANTA CATARINA: Campanha contra a Corrupção ganha apoio na sociedade catarinense
A Campanha “O que Você tem a Ver com a Corrupção?”, idealizada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e que ganhou projeção nacional, recebe apoio de diferentes instituições catarinenses, além de ser tema de palestras e debates com a sociedade. Um exemplo dessas parcerias está em Joinville, no Fórum Permanente de Combate à Corrupção, que promoveu uma importante mobilização, no dia 27 de setembro, intitulada “Diga Não À Corrupção”. Segundo o Promotor de Justiça Affonso Ghizzo Neto, a mobilização teve como objetivo chamar a atenção da sociedade para a necessidade de combater a corrupção por meio do voto consciente. O Fórum, ao lado da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, ainda programa um evento comemorativo ao Dia Internacional Contra a Corrupção, no dia 9 de dezembro de 2014.
Na próxima sexta-feira (10/10), o Promotor de Justiça Vinicius Secco Zoponi debaterá os ideais do movimento durante a 60ª Convenção Nacional da JCI (Câmara Júnior Internacional), em Xanxerê. Durante o ano de 2013, a JCI promoveu cursos de oratória em escolas públicas tendo por mote a Campanha “O que Você tem a Ver com a Corrupção?” .
Recentemente, em 2 de outubro, o coordenador da campanha, Promotor de Justiça Henrique da Rosa Ziesemer, apresentou a campanha aos alunos e professores do curso de Direito da UNIVALI, no campus de Balneário Camboriú. Em 30 de setembro, o Promotor Ziesemer esteve em Florianópolis, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde discutiu o tema com professores e alunos.
Em Jaraguá do Sul, em 24 de setembro, o Vice-Coordenador Estadual da Campanha, Promotor de Justiça Samuel Dal-Farra Naspolini, participou de evento organizado pelo Núcleo de Jovens Empreendedores da Associação Comercial e Industrial local, que contou com a presença de acadêmicos da Faculdade Católica de Santa Catarina e de estudantes de ensino médio. Na ocasião, o debate versou sobre os efeitos deletérios da corrupção no meio empresarial e como práticas ilícitas prejudicam o empreendedorismo e desigualam a competição das empresas no mercado.
No dia 26 de setembro, em Criciúma, os eventos da campanha reuniram diretores das Escolas Estaduais da Região Carbonífera, no período matutino, e Assistentes de Educação das mesmas escolas, durante a tarde. Naspolini abordou a responsabilidade dos agentes públicos por atos de corrupção; as formas pelas quais os profissionais da educação podem auxiliar no combate à corrupção em suas escolas; e a possibilidade de discussão dos temas da campanha em sala de aula.