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RIO GRANDE DO SUL: Ministério Público recebe Educador português e conhece proposta da Escola da Ponte

O Ministério Público do RS recebeu, nesta quinta-feira, 23, o Educador José Francisco Almeida Pacheco, idealizador da Escola da Ponte, conhecida escola de Porto, Portugal. No workshop “Autonomia Pedagógica, Administrativa e Financeira (art. 15º da LDB) e a Construção de uma Escola Inclusiva” estiveram presentes os Subprocuradores-Gerais de Justiça Ivory Coelho Neto e Marcelo Lemos Dornelles, a Subcorregedora-Geral do MP Noara Lisboa, a Coordenadora do Centro de Apoio da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões, Maria Regina Fay de Azambuja e o Gerente do Projeto Educação para a Paz, Procurador de Justiça Roberto Bandeira Pereira, além dos Promotores de Justiça com atuação na defesa da educação, professores, gestores e comunidade. 

A ação foi desenvolvida no Projeto Educação para a Paz Sepé Tiarajú, que promove encontros no Estado para sensibilização de gestores, educadores, pais e alunos sobre a importância do cultivo de uma cultura de paz nas escolas e na sociedade. 
Em sua peculiar forma de falar ao público, o Professor Pacheco indagou aos presentes o que desejavam saber sobre o tema workshop. Foi perguntado ao Mestre como garantir o direito à educação de adolescentes evadidos da escola, com histórico de drogadição, delinquência e grande vulnerabilidade, rejeitados pelas escolas; porque algumas crianças não aprendem e as dificuldades de inclusão das escolas. 

Após expor o ideário da Escola da Ponte, o Educador português enfatizou que não acredita na efetividade de pequenas mudanças na estrutura da escola atual, pois o problema é o modo como a escola funciona. Afirmou que temos um modelo de escola do século XIX para alunos do século XXI. Para o Professor, que se orgulha de sua utopia, é preciso transformar a escola rompendo com a tradição de séries e turmas, para que o aluno passe a planejar seu próprio roteiro de aprendizagem, gerindo o próprio tempo, encontrando soluções para problemas coletivos e desenvolvendo a autonomia. 

Relatando a experiência realizada em Cotia, na Grande São Paulo, na Escola Projeto Âncora, inspirada na Escola da Ponte, o Mestre Português enfatizou que a construção de uma nova escola só será possível se garantida a autonomia pedagógica, administrativa e financeira da escola. 

Pacheco irá assessorar a implantação de dois projetos-pilotos no RS: um em Eldorado do Sul, na Região Metropolitana, e outro em Santa Maria, no Centro do Estado. 

    

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