SANTA CATARINA: Alcance explica o direito à educação da criança com deficiência
A criança com deficiência deve ser matriculada em uma escola regular, junto com outras crianças sem deficiência, ou só pode frequentar escolas especiais? Os pais podem tomar essa decisão sozinhos? Que estrutura as escolas são obrigadas a oferecer para a criança com deficiência? Essas são algumas das perguntas que o Programa Alcance do MPSC procura responder com a participação de especialistas e do Coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude do Ministério Público de Santa Catarina (CIJ-MPSC), Promotor de Justiça Marcelo Wegner.
A reportagem do programa mostra como as redes públicas e o sistema privado de ensino aplicam a política de educação inclusiva, determinada pelo MEC. Além de ouvir pais de alunos com deficiência, também são ouvidos os responsáveis pela implantação da política de inclusão: o professor da Fundação Catarinense de Educação Especial responsável pelo grupo de articulação das políticas de inclusão na rede pública estadual, Sérgio Basseti; a coordenadora de Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, Rosângela Machado; e a psicopedagoga da Escola da Ilha, em Florianópolis, Ana Cristina Castro Antunes. Essas entrevistas, na íntegra, também estão disponíveis no canal oficial do MPSC no YouTube.
O programa Alcance sobre o direito à educação das crianças com deficiência estreia nesta quinta-feira (13/11) às 19h na TV UFSC/TV Brasil, em sinal aberto e digital pelo canal 63.1 para a Grande Florianópolis. O programa também é reprisado no domingo, às 6h e está disponível no YouTube.