Skip links

MPPE recomenda adequações em casa geriátrica de Abreu e Lima

12/12/2014 – O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), através da 1ª Promotoria de Justiça de Abreu e Lima, com atuação na Defesa da Cidadania, recomendou à direção da Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) Casa Geriátrica Filhos de Deus não admitir novos idosos até que a instituição adote as medidas necessárias para sanar as irregularidades técnicas apresentadas nos relatórios da Vigilância Sanitária e do Centro de Referência Especial de Assistência Social (CREAS) de Abreu e Lima.

De acordo com a promotora de Justiça Maria Amélia Gadelha Schuler, as vistorias promovidas pelo CREAS e pela Vigilância Sanitária constataram que a Casa Geriátrica Filhos de Deus tinha número insuficiente de cuidadores, ausência de assistência médica, fornecimento de alimentação insatisfatória, condições de higiene precária e ainda praticava a retenção indevida dos cartões de benefícios dos idosos.

“As instituições que acolhem idosos são obrigadas a manter padrões de habitação compatíveis com as necessidades deles, bem como provê-los com alimentação e higiene indispensáveis às normas sanitárias”, ressaltou a promotora. A situação da casa geriátrica já estava sendo acompanhada pelo MPPE por meio do Inquérito Civil n° 001/2014.

Outras obrigações impostas às ILPIs pelo artigo 50 do Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003) que estavam sendo desrespeitadas pela Casa Geriátrica Filhos de Deus são promover atividades educacionais, esportivas, culturais e de lazer e manter, no quadro de pessoal, profissionais com formação específica.

O descumprimento de qualquer das obrigações previstas no artigo 50 do Estatuto do Idoso configura infração administrativa, passível de multa e até interdição do estabelecimento até que sejam cumpridas as determinações legais.

Por fim, a promotora Maria Amélia Gadelha Schuler recomendou ao Conselho Municipal do Idoso iniciar as inspeções ordinárias para verificar as condições de funcionamento da referida casa geriátrica.

Nosso site utiliza cookies para aprimorar a sua navegação