Começa a Semana do MPPE 2014. Cultura de paz é tema principal
12/12/2014 – Começa na sexta-feira (12) a Semana do Ministério Público de 2014, que ocorre até o dia 17 de dezembro com uma programação voltada para a cultura de paz. O tema foca na ação transformadora dos indivíduos em prol de uma coletividade que respeite os direitos individuais, que assegure e sustente a liberdade de opinião e que se empenhe em prevenir conflitos, resolvendo-os em suas fontes, que englobam ameaças não militares para a paz e para a segurança, como a exclusão, a pobreza extrema e a degradação ambiental.
A programação tem início com a confraternização da Associação dos Membros do Ministério Público de Pernambuco (AMPPE), na Di Branco Recepções. No sábado de manhã, será realizada a IV Corrida da Família MPPE, com largada da rua da Aurora, 1259, Santo Amaro (em frente ao Banco Central). Serão realizadas provas de corrida, com percursos de quatro e oito quilômetros, e de caminhada, apenas com quatro quilômetros.
Na segunda-feira (15), a palestra de abertura traz o tema O Ministério Público como Agente de Transformação Social, ministrada pelo diretor da Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo, promotor Marcelo Pedroso Goulart. Em sua exposição,Goulart vai refletir acerca do novo ciclo de atuação do Ministério Público após a Constituição Federal de 1988, que exige mudanças estruturais e de mentalidade a fim de atender às demandas sociais, enfatizando que tais mudanças são indispensáveis ao MP, sob pena de se tornar uma instituição grande e pesada, mas sem utilidade para a sociedade.
Em seguida, dando a vez também para o humor, o convidado especial é Jessier Quirino. Sobre o estilo, Jessier Quirino, informa, no seu blog, que “é fazer cócegas em balancete de banco oficial, pois é o ofício de quem persegue o humor”. A palestra e a apresentação acontecerão no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, localizado na rua da Aurora, n°885, 10° andar, Boa Vista.
Já na terça-feira (16), as atividades começarão com o monólogo Quedante, pelo escritor recifense Sidney Nicéas, às 14h, no auditório da Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco, na rua do Sol, n°143, edf. Ipsep, 7° andar, Santo Antônio.
Em seguida, às 14h15, será desenvolvido o painel O Ministério Público e a Cultura de Paz, que trará três temas: Relações Étnico-Raciais e Gestão da Diversidade, a ser ministrado pela professora do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal e investigadora da Rede de Antropologia Dos e Desde os Corpos, Jaqueline Gomes de Jesus, doutora em psicologia social; A Inclusão Social e a Dependência Química, pelo coordenador do Núcleo de Políticas Públicas do Ministério Público de São Paulo, promotor de Justiça Eduardo Ferreira Valério; e o Ministério Público e a Cultura de Paz, pela superintendente de modernização da Gestão e do Atendimento ao Cidadão da Seplag/Sergipe, Deborah Arôxa.