RIO GRANDE DO SUL: MP prestigia posse do novo Governador do Estado e de Secretários Estaduais
José Ivo Sartori foi empossado na tarde desta quinta-feira 1º, como Governador do Estado do Rio Grande Sul pelos próximos quatro anos. A cerimônia de juramento aconteceu na Assembleia Legislativa. Em seguida, no Palácio Piratini, ocorreu o ato de transmissão de cargo do ex-Governador, Tarso Genro, para Sartori.
O Procurador-Geral de Justiça em exercício, Ivory Coelho Neto; e o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Marcelo Lemos Dornelles; prestigiaram as duas cerimônias, juntamente com o Presidente da Associação do Ministério Público, Sérgio Harris.
Na sessão ocorrida no Plenário 20 de Setembro do Palácio Farroupilha, presidida pelo Presidente da AL, Gilmar Sossella, Sartori e o Vice eleito, José Paulo Cairoli, leram o termo de compromisso constitucional, onde juraram “manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis e patrocinar o bem-comum do povo rio-grandense”. Na sequência, assinaram o documento de posse para os cargos de Governador e Vice-Governador para os próximos quatro anos.
Em seu discurso, José Ivo Sartori agradeceu aos gaúchos pela confiança e pelo incentivo e lembrou que o dia 1º de janeiro é uma data especial de paz e fraternidade. “Precisamos dar início a uma mudança ampla, profunda, larga e duradoura em todos os processos de gestão do governo”, enfatizou.
O novo Governador citou a qualidade de vida como meta de seu governo. “Falo de combate à pobreza e à desigualdade. Falo de uma educação melhor, de uma saúde melhor, de uma infraestrutura melhor, de um ambiente mais propício para quem quer gerar emprego e renda”, destacou.
Sobre o corte de gastos, Sartori referiu-se à redução de despesas consideradas supérfluas e à necessidade de fazer políticas sociais, com investimento nas pessoas. “Para isso, é preciso destravar caminhos, desburocratizar, agilizar processos, adotar práticas modernas de atendimento, ser receptivos a quem aqui quer investir e gerar emprego e renda”, ressaltou. Após o encerramento da sessão na AL, Sartori e Cairoli dirigiram-se ao Palácio Piratini para a transmissão do cargo.
“Faço votos para a condução de um bom governo, eleito em um pleito limpo e democrático, que honra a soberania popular”, destacou Tarso Genro, ao fazer a entrega do cargo.
Sartori direcionou suas palavras para a importância da eficiência do Estado no atendimento à população gaúcha. Também apontou a necessidade de eliminar diferenças e preconceitos. “Somos diferentes, sim, mas pertencemos ao mesmo chão, ao mesmo Estado mãe. Vivemos a mesma realidade. E isso nos une, nos aproxima, nos congrega, nos faz solidários”, disse.
SECRETÁRIOS
Logo após, houve a nomeação dos 19 Secretários que vão compor as pastas do Governo, dentre os quais dois membros do Ministério Público. Os Procuradores de Justiça Carlos Eduardo Vieira da Cunha e Cesar Faccioli assumiram as pastas da Educação e da Justiça e Direitos Humanos, respectivamente.
Por fim, tomaram posse o Procurador-Geral do Estado, Euzébio Fernando Ruschel; o Chefe da Casa Militar, Tenente-Coronel Everton Santos Oltramari; o Chefe de Gabinete do Governador, João Carlos Mocellin; e o Coordenador de Comunicação, Cleber Benvegnú. (Com informações da AL/RS)