Skip links

BELÉM: PJ de Defesa do Consumidor e representantes de frigoríficos discutem comercialização de carne

A promotora de Justiça de Defesa do Consumidor, Joana Chagas Coutinho, representando o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), reuniu ontem (29) com representantes da Sociedade Cooperativa da Indústria Pecuária do Pará (Socipe) e da Associação Paraense de Supermercados (Aspas). O objetivo da reunião era, segundo a promotora, discutir acerca da conservação apropriada e a distribuição de produtos cárneos comercializados no Estado.

Na ocasião foi mencionada a inadequação na venda da carne bovina, que geralmente é feita em quartos, mas, segundo o Ministério da Agricultura, Abastecimento e da Reforma Agrária, deve ser em cortes.

“Temos que garantir a adequada conservação de produtos cárneos comercializados no Estado do Pará em toda sua cadeia de distribuição, principalmente no percurso, quando há o transporte entre o frigorífico e o açougue ou pontos de venda”, destacou Joana Coutinho.

Os participantes comentaram que no decorrer da distribuição podem ocorrer problemas, visto que não tem como responderem pelo resto da cadeia. Da feita que o produto sai de sua esfera de poder não tem como saber sobre o controle de qualidade impresso. Sabem que existe abatedouro clandestino e do risco que representa para a saúde do consumidor, mas que a Adepará combate o clandestino no abate. Na comercialização o ônus da fiscalização fica a cargo da vigilância municipal.

Todos concordaram quanto as dificuldades que o setor enfrenta na fiscalização sanitária, desde o abatimento até a comercialização da carne bovina.

Estiveram presentes Luís Carlos Silva, representante da Aspas, Afonso Brito, representante da Socipe, Sandra Monteiro e Gilmácio Holanda, representantes do frigorífico Casfrisa, Jairo de Souza e Evaldson Santos, representantes do frigorífico Frinorte.

Texto: Letícia Miranda (graduanda em jornalismo)
Revisão: Edyr Falcão
Fotos: Vânia Pinto (graduanda em jornalismo)
Assessoria de Imprensa

Nosso site utiliza cookies para aprimorar a sua navegação