RIO GRANDE DO SUL: Método APAC: Secretário retomará articulação para implantar o novo modelo prisional no Estado
Em reunião realizada na tarde desta terça-feira, 24, o Secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, César Faccioli, informou ao Procurador de Fundações, Antônio Carlos de Avelar Bastos, que retomará a articulação para implantação do Sistema APAC – Associação de Proteção e Assistência aos Condenados no Estado. O encontro ocorreu no gabinete do Secretário, no Centro Administrativo do Estado.
O Procurador de Fundações solicitou a retomada de um grupo de trabalho que foi criado para implantar a nova metodologia de administração prisional conforme o Método APAC. Por este Método, condenados a penas privativas de liberdade são recuperados e reintegrados ao convívio social de forma humanizada e com auto-disciplina. Antônio Carlos de Avelar Bastos fez o pedido juntamente com os fundadores da APAC Roque Reckziegel e Airton José Buenavides da Silva.
A APAC é uma entidade civil de direito privado, com personalidade jurídica própria, dedicada à recuperação e reintegração social dos condenados a penas privativas de liberdade. Ela oferece oportunidades de reinserção social e tem se mostrado, onde foi adotada, eficaz na redução da reincidência criminal.