MINAS GERAIS: Instituições se unem em ato público em repúdio a atentado sofrido por promotor de Justiça
Mobilização busca também defender a atuação do Ministério Público
Nessa sexta-feira, 27 de fevereiro, será realizado, em Uberlândia, no Triângulo mineiro, ato público em defesa do Ministério Público e em repúdio ao atentado sofrido pelo promotor Marcus Vinícius Ribeiro Cunha, no último sábado, 21, em Monte Carmelo. A mobilização está marcada para as 13h na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) 13ª Subseção (av. Rondon Pacheco, 980, Copacabana).
O ato contará com a presença do procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Carlos André Mariani Bittencourt, e de outros membros do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), além do procurador-geral da República, Rodrigo Janot Monteiro Barros, e de integrantes da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), da Associação Mineira do Ministério Público (AMMP), do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União, do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC), da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), da Polícia Federal e das Polícias Militar e Civil de Minas Gerais.
O atentado contra o promotor de Justiça Marcus Vinícius ocorreu na noite do dia 21 de fevereiro, quando ele deixava a sede da Promotoria de Justiça de Monte Carmelo, no Alto Paranaíba. O membro do MPMG, que foi atingido por disparos de arma de fogo em frente ao seu local de trabalho, recebeu alta médica nessa quarta-feira, 25.
As investigações sobre a tentativa de homicídio estão sendo conduzidas, de forma integrada, pelo MPMG e pelas Polícias Civil e Militar com o objetivo de dar uma resposta imediata a esse atentado. Dois suspeitos foram presos.
Atentado atinge todas as instituições de segurança do estado
Desde sábado, várias instituições e entidades de todo o país têm se manifestado em apoio ao MPMG. Em coletiva de imprensa realizada na terça-feira, o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais disse que o atentado atinge todas as instituições de segurança do estado e que vai reforçar ainda mais as estruturas de combate ao crime organizado e à improbidade administrativa.
“Em nenhum momento haverá paralisação, sequer arrefecimento de qualquer atividade do Ministério Público de Minas Gerais. Pelo contrário, esse tipo de episódio só revigora em nós a convicção de que é nossa obrigação continuar no caminho de repressão aos desvios administrativos, à corrupção, à criminalidade organizada”, afirmou.
Carlos André também reforçou sua solidariedade à família de Marcus Vinícius e ao integrante do MPMG. “Ele é um promotor de Justiça valoroso, corajoso, que se desincumbe com competência de suas atividades e assim continuará fazendo. Já está em plena recuperação e vai retornar a suas atividades em breve”.
Autoridades se reúnem em Pouso Alegre
Integrantes do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) em Pouso Alegre, no Sul do estado, e de outras intuições se mobilizarão em repúdio ao atentado sofrido pelo promotor de Justiça Marcus Vinícius Ribeiro Cunha. Promotores de Justiça, juízes, integrantes das Polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal, do Corpo de Bombeiros, do Exército, da Defensoria Pública se unirão em ato público que será realizado na sexta-feira, 27 de fevereiro, às 13h30, no fórum da comarca (Av. Dr. Carlos Blanco, 245. Bairro Santa Rita II).
Contagem
Também nessa sexta-feira, os promotores de Justiça de Contagem, além de outras autoridades locais, participarão de ato público organizado pelos juízes da comarca. A mobilização será às 13h, no Salão do Júri do Fórum de Contagem.
Ministério Público de Minas Gerais
Superintendência de Comunicação Integrada
Diretoria de Imprensa
Tel: (31) 3330-8016/3330-8166
Twitter: @MPMG_Oficial
Facebook: www.facebook.com/MPMG.oficial
25/02/2015