Skip links

PERNAMBUCO: MPPE busca soluções a fim de agilizar o atendimento das listas de espera e outros procedimentos dos hospitais de Caruaru

05/03/2015 – O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) apresentou à Secretaria Estadual de Saúde (SES) de Pernambuco pauta de reivindicações, contendo 15 itens, com o objetivo de realizar o monitoramento permanente do sistema de saúde, no município de Caruaru (Agreste Central), e dar agilidade no atendimento às pessoas que se encontram em listas de espera. A reunião ocorreu na sede da SES, no Bongi, Recife, realizada na quinta-feira (26/02). A SES tem um prazo de 30 dias para apresentar as respostas referentes às deliberações.

Entre as principais demandas apresentadas pelo promotor de Justiça Paulo Augusto Oliveira, da 4° Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Caruaru, estão a entrega de planos de ação, especificando os nomes e contatos dos pacientes e data de realização do exame ou cirurgia, para diminuir as longas filas de espera em cirurgias ortopédicas eletivas (488), procedimentos de especialidades oftalmológicas (169) e exames de tomografia computadorizada, ressonância magnética e cintilografia óssea (676).

Na ocasião, também foi deliberada a questão do atendimento infantil, tendo em vista que 262 crianças estão na lista de espera para a realização de cirurgias pediátricas de baixa e média complexidade, devendo o Estado interagir com o Município de Caruaru para resolução dessa demanda reprimida.

Sobre as listas de espera, o promotor de Justiça ressalta que a demanda está em discussão com a SES há dois anos, período no qual alguns avanços foram obtidos. No entanto, “a busca por um diálogo transparente e construtivo continua, pois é necessário normalizar o processo de marcação de consultas, com a contratação de novos médicos e instauração de planos de ação, no intuito de suprir a grande demanda”, explicou Paulo Augusto.

Uma próxima reunião foi agendada para o dia 9 de abril, às 14h, na sede da SES, a fim de dar continuidade ao assunto.

Participantes – Além do promotor, o encontro contou com a presença do secretário de Saúde de Pernambuco, José Iran Costa Júnior; secretária executiva de Regulação em Saúde, Andreza Barkokebas; secretária executiva de Atenção à Saúde, Cristina Mota; diretora-geral de Gestão do Trabalho, Rita Antonino Tenório; e gerente de Acompanhamento Judicial, Luciana Paraíso.

Nosso site utiliza cookies para aprimorar a sua navegação