Skip links

PERNAMBUCO: MPPE participa do 3° Seminário Todos por Pernambuco no Pajeú

30/03/2015 – O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) participou da terceira edição doSeminário Todos por Pernambuco, promovido pelo Governo do Estado, no município de Afogados da Ingazeira (Sertão do Pajeú), apresentando documento com as demandas do Pajeú. O MPPE foi representado, no evento, pelo promotor de Justiça Lúcio Luiz de Almeida Neto.

Na ocasião, Lúcio de Almeida Neto entregou o documento ao governador, Paulo Câmara, com as demandas da Região, construídas durante dois meses por meio de encontros e reuniões com mais de 50 entidades e instituições do Pajeú; e apresentando várias propostas nas oito áreas nas quais o seminário se divide: saúde, educação e cultura, desenvolvimento rural, infraestrutura, cidadania, água, segurança e economia, sustentabilidade e inovação. O documento foi elaborado em parceria com a Assessoria Ministerial de Planejamento e Estratégia organizacional (AMPEO) e a Procuradoria Geral de Justiça.

“Todas as salas temáticas levaram o documento para, a partir dele, discutir os temas e apresentar propostas”, explicou o promotor de Justiça.

Na entrega do documento, participaram também a presidente do Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú, Deva Pessoa; presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe); além das representantes do grupo Mulher Maravilha (Fátima Silva), Casa da Mulher do Nordeste (Eliane Vieira) e Fórum das Mulheres (Uilma Queiroz).

No evento de Afogados da Ingazeira, foram apresentadas 1358 sugestões nas oito áreas. O promotor e também coordenador da 3ª Circunscrição Ministerial, Lúcio Luiz de Almeida Neto, participou da sala Segurança, e, na ocasião foi eleito para ser o porta-voz da sala para apresentar na plenária as propostas ao governador.

Na área da segurança, foi identificado como prioridade a necessidade do aumento de efetivo das polícias. A proposta da sala foi de pleitear da Secretária de Defesa Social um estudo técnico que compare a área integrada de Segurança 20 com as demais, principalmente no Sertão. Assim como, a realização de estudo para remanejar policiais das áreas com números elevados de PMs, considerando a proporcionalidade com o número de habitantes e os índices de criminalidade, para áreas com déficit, a exemplo do 23° BPM.

Também foram apresentados como propostas o aumento urgente do número de agentes civis; infraestrutura para inteligência da polícia, com um núcleo regional; regionais da polícia científica no Pajeú com unidades do Instituto de Criminalística (IC), Instituto de Medicina Legal (IML) e Instituto de Identificação Tavares Buril; qualificação de agentes; funcionamento da Delegacia Regional da Mulher; unidades prisionais para o Pajeú (masculina, feminina e Funase), além da retirada das cadeias de Afogados, Tabira e São José do Egito das áreas urbanas.

O Seminário Todos por Pernambuco tem por objetivo recolher o material copilado nas 12 Regiões de Desenvolvimento (Rds) e condensá-lo em um único documento para ser encaminhado à Assembleia Legislativa, e, posteriormente, incorporado ao programa de governo da atual gestão, por meio do Plano Plurianual (2016-2019). O seminário ainda vai ser realizado em Garanhuns (9/04), Surubim (10/04), Caruaru (11/04), Timbaúba (23/04), Palmares (24/04) e, por fim, Recife (29).

Nosso site utiliza cookies para aprimorar a sua navegação