PARÁ: Comitê estadual promoveu Oficina sobre Enfrentamento à Violência Sexual
O Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes do Estado do Pará, através de seus integrantes, do qual faz parte o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), promoveu ontem, 20, a Oficina Microrregional: “Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes”.
No período da manhã o evento foi realizado no Auditório Natanael Cardoso Leitão, localizado no edifício sede do MPPA.
Foi feita a Apresentação do Plano Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes do Estado do Pará, no biênio 2014-2016, seguido de debate público tendo como mediadora e facilitadora as promotoras de Justiça Mônica Rei Moreira Freire, coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Ministério Público do Estado do Pará (CAO-IJ) e a titular da diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV) da Polícia Civil, Simone Edoron Machado.
Após, houve a exposição do tema “Fortalecendo a Rede Local de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes”, tendo como expositor o promotor de Justiça Carlos Eugênio Rodrigues S. dos Santos da Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Ananindeua.
A mediadora nesse painel foi Adriana Elisa Macedo, membro do Conselho Regional de Psicologia, PA/AP.
Pela parte da tarde foram realizadas oficinas na Sala Multiuso das Promotorias de Justiça da Infância e Juventude, sendo que contou primeiramente com a exposição do tema “Como se constrói um Plano de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes: Dicas para elaborar seu plano municipal”, pelo facilitador Genésio Pinto de Oliveira do Centro de Assistência Social da La Salle (Comissão Municipal de Enfrentamento da Violência Sexual de Altamira (CMEVSCCA) e pelo mediador Cleiton Lobato, da equipe de Apoio da Secretaria Executiva do Comitê.
Em seguida, houve a Divisão de Grupos para produzir o modelo de um plano municipal de acordo com as discussões em grupo e por microrregião convidada.
Participaram do evento representantes de diversos municípios, os quais atuam na rede de atendimento à criança e ao adolescente.
Texto: Centro de Apoio Operacional do Ministério Público do Estado do Pará (CAO-IJ)
Edição: Assessoria de Imprensa