Skip links

SANTA CATARINA: Portal da Transparência do MPSC está de cara nova

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) lançou o novoPortal da Transparência. Uma das principais novidades dessa nova roupagem é que as informações são atualizadas praticamente on-line. Isso porque o MPSC decidiu fazer de seu Portal Transparência não apenas um site para disponibilizar relatórios estatísticos para população, mas sim investiu em tecnologia de Business Intelligence para torná-lo um instrumento vivo de gestão para a Administração Superior do MPSC.

As informações são atualizadas, pelo menos, uma vez por dia. Há situações, porém, em que a revisão é efetuada várias vezes ao dia, de forma automática, pelos sistemas de informação e bancos de dados que estão conectados diretamente na base de dados do Sistema do Portal Transparência.

Além da preocupação com a atualização dos dados, o MPSC também observou a necessidade de facilitar o acesso à informação e à interatividade. O coordenador de Informação Social do MPSC, Christian Rosa, explicou que foram analisados os portais transparência de vários órgãos públicos de todo o Brasil e identificadas essas três grandes demandas.

Segundo ele, com base nesse diagnóstico, foi formatado o novo Portal Transparência do MPSC de maneira tal que pudesse atender as normas técnicas para disponibilizar um grande volume de dados e, ao mesmo tempo, permitir fácil navegação e interatividade. “É possível filtrar as informações desejadas, com total confiabilidade, já que são atualizadas praticamente em tempo real”.

A reformulação do Portal Transparência do MPSC faz parte de um grande projeto chamado “MPSC em Rede”, cujo objetivo é aproximar a instituição da sociedade por meio de seus espaços virtuais. Essa concepção inovadora de relacionamento com a sociedade teve um passo significativo, no início deste ano, com o lançamento do novo site do Ministério Público. Mais interativa e dinâmica, a nova página proporciona melhor usabilidade em suas diversas plataformas. Dados, ações, campanhas e notícias da instituição se tornaram espaços de diálogo com a população. Por meio deles, é possível que o cidadão tenha informações acerca de seus direitos e, ao mesmo tempo, saiba como recorrer ao Ministério Público.

Outra preocupação na reformulação do novo site foi a de facilitar o acesso aos dispositivos de prestação de contas sobre a atuação do MPSC pelos mais diversos meios. As consultas podem ser feitas de forma interativa utilizando tablets, smartphones ou computadores pessoais. “Os espaços virtuais evoluem com extrema velocidade e são cada vez mais interativos e amplamente utilizados pela população para buscar serviços, informações e conhecimentos sobre seus direitos e deveres. Por isso, precisam de constante modernização”, explicou o coordenador.

O projeto de modernização do novo Portal foi pensado também com base no Manual de Identidade Visual do Ministério Público de Santa Catarina e em cumprimento da resolução n. 86/2012 do Conselho Nacional do Ministério Publico. O novo Portal Transparência está totalmente alinhado ao novo layout do portal da instituição.

Para reformular o Portal Transparência foram envolvidos Coordenadoria de Informações Sociais, Coordenadoria de Planejamento, Coordenadoria de Tecnologia da Informação, Setor de Inteligência de Negócios e Coordenadoria de Comunicação Social.

Nosso site utiliza cookies para aprimorar a sua navegação