Ministério Público ouve comunidade do Bairro Jabotiana
De acordo com os membros das Associações, os moradores dos Bairros Santa Lúcia, Sol Nascente e Juscelino Kubitscheck, ainda contabilizam os estragos causados pelas chuvas que caíram em Sergipe no mês de maio. Antônio Wanderley, da Associação “Jabotiana Viva”, informou que o Bairro não suporta mais a condição de fragilidade em que se encontra. “Sabemos que o adensamento resultante dos empreendimentos de construção civil são os grandes responsáveis pelos alagamentos”, informou.
Antônio disse que o grupo veio pedir ao Ministério Público que interceda pela defesa daquela comunidade que se encontra em estado de desespero. “Apesar do que já nos foi informado sobre os 18 empreendimentos que estão sendo construídos no nosso Bairro, muitos ainda aguardando liberação da ADEMA, queremos que o MP solicite dos órgãos competentes, informações técnicas que expliquem, na realidade, a legalidade dessas construções”, salientou Antônio.
O Secretário do Meio Ambiente ratificou a questão do rápido adensamento da região. Ele informou que a Secretaria não vai licenciar nenhum empreendimento até que haja um plano de saneamento concluído e disse: “É fundamental a participação do Ministério Público nas medidas protetivas que deverão ser implantadas para que a população não sofra com novas enchentes”.
“Precisamos que o MP ajuíze uma Ação Civil Pública. A questão tomou tamanha dimensão e é responsabilidade do Estado e dos órgãos envolvidos, resolvê-la. Os problemas são graves”, foi o comentário da Deputada Ana Lúcia.
O Procurador-Geral de Justiça é solidário à causa e informou que o MP já tem ações relacionadas à temática. “A situação atual é referente a uma determinada localidade, vamos analisar o que pode ser feito para garantir a segurança daquela população. Numa ação conjunta, buscaremos a implementação de políticas públicas que previnam, que problemas antigos continuem a interferir na vida da população. O MP é solidário à comunidade do Bairro Jabotiana”, disse Dr, Rony Almeida.
Por Mônica Ribeiro
Assessora de Imprensa MP/SE