BELÉM: MPPA reúne com a Ouvidoria Nacional e discute mediação de conflitos agrários
O Ministério Público do Estado do Pará se fez representar pela promotora de Justiça, Fabia de Melo-Fournier, Coordenadora do Centro de Apoio Operacional Cível e do Grupo de Trabalho Agrário na reunião desta sexta (11), em Belém, com o Ouvidor Agrário Nacional de Combate à Violência no Campo (CNCVC) para discutir ações de mediação de conflitos agrários, violência no campo e reforma agrária.
Mediação
O Ouvidor Agrário Nacional, Desembargador Gercino José da Silva Filho, Presidente da Comissão Nacional de Combate à Violência no Campo (CNCVC) esteve em Belém, em ações de mediação de conflitos agrários, violência no campo e reforma agrária. Entre as diversas reuniões com órgãos envolvidos com a temática, uma foi realizada na sede da Secretaria Estadual de Segurança Pública, no dia 11 de setembro, das 9h às 12h.
Esse evento reuniu órgãos responsáveis pela Segurança Pública do Estado do Pará: Policia Civil, Policia Militar e o Secretário Estadual de Segurança, General Jeannot Jansen, além de outras instituições como a Defensoria Pública e o Ministério Público.
Também estiveram presentes representantes de movimentos sociais, pastorais sociais, extrativistas e proprietários rurais, além de lideranças sindicais e religiosas do município de Anapú para discutir medidas referentes à defesa da vida de trabalhadores rurais e lideranças comunitárias ameaçadas em razão de conflitos pela posse e uso da terra, ou/e da resistência à retirada ilegal de madeira, muitos desses conflitos vem se arrastando por décadas.
Texto – CAO Cível editado pela assessoria de imprensa