Skip links

BELÉM: MPPA realiza solenidade comemorativa ao aniversário do Gabinete Militar da instituição

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) realizou ontem, 16, solenidade comemorativa ao aniversário de criação do Gabinete Militar da instituição. A solenidade foi presidida pelo procurador-geral de Justiça, Marcos Antônio Ferreira das Neves e contou com a presença de autoridades militares da polícia, corpo de bombeiros e dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de membros e servidores.

Em seu discurso o procurador Marcos Neves destacou a importância que o Gabinete Militar tem no âmbito da segurança institucional, e no auxílio às atividades do Ministério Público. Citou como exemplos da atuação do efetivo militar as ações de inteligência e investigação do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e do Núcleo de Combate à Improbidade Administrativa e à Corrupção (NCIC) e nas operações realizadas pelo MPPA.

“Vejo com bons olhos e louvor a iniciativa do coronel Carneiro, de homenagear não só aqueles que deram os primeiros passos no Ministério Público, aqueles que colaboram de alguma forma com a instituição e os que hoje prestam serviço ao Ministério Público, arriscando as suas vidas. A nossa polícia militar, que as vezes sofre algumas críticas, tem contribuído sobremaneira, com o trabalho do Ministério Público. É importante o trabalho de cada militar. Os que atuam no MPPA, continuam exercendo a função militar, combatendo a criminalidade, buscando a ordem, inclusive combatendo toda forma de improbidade administrativa, por meio das operações do Ministério Público, apoiando as investigações do Gaeco e do NCIC”.

Neves destacou, “somos parceiros, somos irmãos, não só quando vamos buscar uma testemunha, quando vamos fazer uma operação, tal como dois dos militares que aqui estão presentes que trocaram tiros com bandidos na semana passada, em defesa da sociedade no entorno do Ministério Público”

E Concluiu “não tenho como agradecer e só posso reconhecer a importância do gabinete militar, a importância da interlocução com a PM, com o coronel Campos, com o coronel Naum, com o corpo de bombeiros. As conquistas de qualquer uma das instituições, são conquistas de todos, da sociedade paraense”.

O chefe do Gabinete Militar, Tenente Coronel PM Paulo Roberto Vale Pereira Carneiro Filho disse: “Esta data tem um significado especial, é a primeira solenidade comemorativa pela criação do Gabinete Militar do Ministério Público, devemos celebrar o presente e reconhecer aqueles que contribuíram com a implantação, implementação e engrandecimento do Gabinete militar”.

Agradeceu ao procurador-geral pelo fortalecimento da unidade. “Agradecemos em especial ao procurador-geral de Justiça, Marcos Antônio Ferreira das Neves, pela confiança e apoio a nossa Chefia e por reconhecer a importância desta solenidade, que passará a ser anualmente realizada, visando, assim, à integração e o congraçamento do Gabinete Militar junto a todos os setores do Ministério Público e da sociedade paraense, bem como por sua sensibilidade em atender às necessidades Gabinete Militar”.

E asseverou, “ao assumir o desafio de comandar o Gabinete Militar, há exatos oito meses, procuramos dinamizar e aperfeiçoar as ações relacionadas à execução da Segurança Institucional, que resultaram em conquistas, avanços e inovações”.

 

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Roberto Luís Freitas Campos, frisou em seu pronunciamento a importância da colaboração entre as instituições e ressaltou o convênio firmado com o Ministério Público do Estado. “No hall de entrada do prédio-sede estamos expondo os novos fuzis, que através do convênio com o Ministério Público Estadual adquirimos, fuzis modernos, novos, leves. São 132 armas novas, 169 escudos balísticos e no final do ano, para finalizar o nosso convênio, vamos receber três ônibus e mais um guincho. Por isso, em nome da Polícia Militar e do governo do Estado, agradecemos essa parceria”.

O procurador de Justiça Nelson Medrado, coordenador do NCIC discursou em nome de todos os agraciados, e disse que é testemunha da importância da colaboração e da dedicação dos militares destacados para servir no Ministério Público, zelando pela segurança e garantindo a tranquilidade necessária para que os membros da instituição possam se dedicar com o afinco adequado às tarefas ministeriais.

“Agora estruturados em um Gabinete Militar, temos visto crescer a importância dos militares no MP, dando sustentação ao trabalho que executamos em prol dos cidadãos. Eu posso bem falar sobre isso, pois já tive a colaboração do Gabinete Militar na execução de várias medidas cautelares, inclusive de busca e apreensão, desenvolvidas nos mais diversos municípios do nosso Estado”, ressaltou Medrado.

E continuou, “inicialmente desenvolvíamos essas diligências com apoio de outras instituições, hoje a execução das investigações e das medidas cautelares realizadas no curso das investigações tem ocorrido exclusivamente com a participação dos membros e servidores do MP e dos militares designados pelo Gabinete Militar”.

Um dos momentos da solenidade foi a entrega do Diploma de Homenagem Especial aos ex-procuradores-gerais de Justiça e ex-chefes do Gabinete Militar, aos membros do MPPA e oficiais superiores que passaram pela instituição, contribuindo para o sucesso das atividades. Em seguida houve a apresentação da galeria dos ex-chefes do Gabinete Militar. Veja AQUI a relação.

Em outra etapa da cerimônia o comandante-geral da PM outurgou a dez policiais miliares homenageados a Láurea do Mérito Pessoal, em ato inédito no âmbito do Ministério Público, pois a outorga é realizada sempre nas instalações da Polícia Militar. Veja AQUI os homenageados.

Em seguida, o procurador-geral de Justiça Marcos Neves entregou o Diploma de Amigo do Gabinete Militar a 72 homenageados, entre autoridades, procuradores e promotores de Justiça, servidores e policiais militares. Veja AQUI a relação.

Ao final, num tributo a valorização funcional da atuação dos praças que compõem o Gabinete Militar, foi entregue o Diploma de Destaque Técnico-Operacional a 15 praças. Veja AQUI os contemplados.

Além do procurador-geral de Justiça, a mesa da solenidade foi composta pelo comandante-geral da Polícia Militar, Cel PM Roberto Campos; comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Cel Naum Silva, chefe do Estado Maior Geral da PM, Cel Lázaro Saraiva; procurador de Justiça Militar da União em Belém, Clementino Ruffeil Rodrigues; deputado estadual Neil Duarte; presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, conselheiro Cézar Colares; chefe do Gabinete Militar do MPPA, Ten Cel Paulo Carneiro e presidente da Associação do Ministério Público, Manoel Victor Murrieta.

>> Veja AQUI o álbum de fotos da Cerimônia comemorativa ao aniversário do Gabinete Militar.

 

Texto: Edyr Falcão e Karina Lopes (graduanda em Jornalismo)
Fotos: Alexandre Pacheco e Edyr Falcão 

Nosso site utiliza cookies para aprimorar a sua navegação