SANTA CATARINA: Promotor de Justiça faz parcerias para incentivar o uso da bicicleta em Chapecó
Para incentivar a sociedade a deixar o carro em casa e melhorar a mobilidade urbana, o promotor de justiça Eduardo Sens dos Santos, da 13ª Promotoria de Justiça de Chapecó, incentiva, desde abril deste ano, o uso de bicicletas na cidade.
O trabalho voluntário, desenvolvido pelo Promotor de Justiça Eduardo Sens dos Santos, incentiva competições, passeios ciclísticos e a discussão sobre os benefícios da bicicleta. A Conferência da Cidade de Chapecó também teve como foco a mobilidade inteligente. Até uma ciclovia móvel vem sendo usada periodicamente em torno do Estádio Arena Condá. Todos os domingos, as vias do entorno do Estádio da Chapecoense se transformam em ciclovia das 7h as 14h. Nos domingos em que há jogo, funciona até duas horas antes do começo da partida.
“Em Chapecó não temos nem um metro de ciclovia. Por isso, fizemos uma parceria com empresários e vereadores da cidade para implantar essa ciclovia móvel. Procuramos um local onde as pessoas já praticam esportes. Agora estamos divulgando o espaço e a cada semana mais gente participa”, informa o Promotor de Justiça Eduardo Sens dos Santos.
Para Sens, é necessário envolver a sociedade no debate sobre os benefícios do transporte alternativo. “Quanto mais alto o nível de conhecimento, melhores são as decisões da população, dos administradores públicos, dos políticos e dos empresários sobre que tipo de investimentos precisamos para melhorar a mobilidade urbana; as discussões debatem desde a largura das vias públicas, passando por subsídios para o transporte coletivo e a necessidade de bicicletários”, afirma.
Nesta terça-feira, Dia Mundial Sem Carro, também com o apoio do Ministério Público, Chapecó realiza um passeio ciclísticos para todas as idades, com saída às 19h da Praça Coronel Bertaso.