ICOARACI: MPPA participa de audiência pública convocada para discutir abandono do patrimônio público
O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio de sua representante a promotora de Justiça Sinara Lopes Lima, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Cível e de Defesa Comunitária e Cidadania (PJCDCC) de Icoaraci, participou ontem (01), de audiência pública realizada na Câmara de Vereadores de Belém, com a finalidade de tratar do abandono dos imóveis tombados como patrimônio histórico e cultural de Icoaraci. O evento foi promovido pela Comissão Permanente de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos da Câmara Municipal de Belém.
A promotora Sinara Lima, na qualidade de titular da 2ª PJCDCC, compareceu ao evento e esclareceu aos presentes que Icoaraci possui somente dois imóveis tombados como patrimônio histórico e cultural, que são: o “Chalé Tavares Cardoso” e a antiga “Estação Ferroviária”.
Na oportunidade a representante do MP esclareceu ainda sobre a existência de um Inquérito Civil, instaurado no âmbito da referida Promotoria, cuja finalidade é a restauração do “Chalé Tavares Cardoso”, e que o inquérito se encontra em fase de instrução.
O Chalé Tavares Cardoso foi construído entre os anos de 1870 e 1912 pelo português Eduardo Tavares Cardoso, dono de uma livraria. No auge do ciclo da borracha no Pará, Cardoso construiu um prédio com traços característicos da Belle Époque. O prédio é tombado pelo Patrimônio Histórico.
Texto: José Venícius, com informações da 2ª PJCDCC de Icoaraci.
Fotos: Câmara Municipal de Belém (CMB) e Google.com
Assessoria de Imprensa.