SANTA CATARINA: GAECOs reúnem-se para definir estratégia de atuação em Lages
Os integrantes da força-tarefa de combate ao crime organizado em Santa Catarina reúnem-se a partir das 18 horas desta quarta-feira (11/11), em Lages, para o segundo encontro de integração, capacitação e padronização de estratégias de atuação. O evento segue até sexta-feira.
Força-tarefa conduzida pelo Ministério Público de Santa Catarina, os Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECOs) são formados por Promotores de Justiça, policiais Militares e Civis, e integrantes da Secretaria Estadual de Segurança Pública, da Polícia Rodoviária Federal e da Secretaria da Fazenda.
Concebido para o combate à criminalidade organizada e aos crimes de maior relevância e prejuízo social, a força-tarefa começou a tomar forma no MPSC em 1994, quando era conhecido como CIE. O GAECO está presente atualmente em seis Comarcas – Capital, Joinville, Chapecó, Criciúma, Itajaí e Lages.
Para abrir o encontro, restrito aos integrantes dos GAECOs, o Procurador da República em Curitiba Roberson Henrique Pozzobon, da força-tarefa da Operação Lava Jato, falará sobre investigação especial e colaboração premiada.
Na quinta-feira, o Supervisor do Núcleo de Inteligência e Administrador do Sistema Guardião do Ministério Público do Rio Grande do Sul, Neldo Augusto Valadão, discorrerá sobre técnicas de investigação envolvendo crimes de lavagem de dinheiro, e o Coronel PM do Rio de Janeiro Antônio Jorge Goulart Matos falará sobre o tráfico de drogas no Rio de Janeiro e a participação da Coordenadoria de Inteligência no Processo de Pacificação das Comunidades.
O 2º Encontro Estadual dos GAECOs termina com um media training com um dos Assessores em Comunicação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), o doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento, área de Mídia e Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Ângelo Augusto Ribeiro.