Skip links

BELÉM: MPPA participa da inauguração de nova unidade de atendimento ao idoso

Os promotores de Justiça Waldir Macieira da Costa Filho e Adriana de Lourdes Mota Simões Colares representaram hoje (26), o procurador-geral de Justiça, Marcos Antônio Ferreira das Neves, na cerimônia de inauguração da nova Unidade de Atendimento à Pessoa Idosa (UIAP), denominada “Nosso Lar Socorro Gabriel”, promovida pelo Governo do Estado. Com capacidade para 50 idosos, a obra foi executada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop) e Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster).

“O espaço atende a RDC 283 e o Estatuto do Idoso em relação ao item Instituição de Longa Permanência para a Pessoa Idosa (ILPI). No local serão recebidos idosos com dependência II e III. No início serão 31 idosos vindos do Abrigo Socorro Gabriel, depois virão mais 19, já que a capacidade é para 50 pessoas”, ressalta o promotor de Justiça Waldir Macieira.

A nova unidade vai atender idosos sem referência familiar ou que tenham sido vítimas de violência ou maus tratos. O espaço possui equipamentos e pessoal especializado multidisciplinar.

Conforme informações divulgadas pelo Estado o atendimento no novo espaço será feito por uma equipe multiprofissional, composta de três assistentes sociais, um médico, dois psicólogos, dois fisioterapeutas, um terapeuta ocupacional, seis enfermeiros, 34 monitores, oito auxiliares administrativos, seis agentes de portaria, quatro cozinheiros e um técnico de enfermagem.

Construído em uma área de 2.230 metros quadrados, o novo espaço localizado no conjunto Providência, bairro de Val de Cans, é dividido em sete blocos, com instalações destinadas à fisioterapia, sala de terapia ocupacional, enfermarias masculina e feminina (ambas com 26 leitos), área administrativa, restaurante, capela, cozinha e lavanderia.

“Tudo isso é resultado de um procedimento que se iniciou no Ministério Publico do Estado, após reclamações e a constatação da necessidade de um serviço especializado. Após seguidas diligências e reuniões foi firmado um Termo de Ajuste de Conduta com o governo do Pará e agora temos a conclusão, que trará um ganho social aos paraenses”, frisa Waldir Macieira.

E continua Macieira, “o governo oferece agora mais esse serviço para atendimento da pessoa idosa, conforme preconiza o Estatuto do Idoso”.

“O abrigo é um local de exceção, o Ministério Público do Estado trabalha para inserir o idoso na família, com a sua inclusão social na comunidade. Apenas em situações extremas, com a quebra do vínculo familiar e após sofrer maus tratos é necessário encaminhá-los a locais adequados para recebê-los”, complementa Macieira.

 

O novo espaço vai funcionar como instituição de longa permanência, para idosos com grau de dependência elevado e para os que necessitam de cuidados especiais, encaminhados pelo Ministério Público e Conselhos Tutelares.

Além do governador Simão Jatene, participaram do evento secretários de estado, representantes dos Conselhos Municipal e Estadual do Idoso, Ordem dos Advogados do Brasil/Seção Pará e autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Texto: Edyr Falcão, com informações de Tatiane Dias (Secom)
Fotos: Promotoria de Justiça de Defesa do Idoso e da Pessoa com Deficiência

Nosso site utiliza cookies para aprimorar a sua navegação