Skip links

SE – “Nascentes do São Francisco” – MP promove “Dia de Campo” em Canindé e incentiva agricultores na recuperação ambiental

 

O Ministério Público de Sergipe, através do Centro de Apoio Operacional do São Francisco, em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF e com o Município de Canindé do São Francisco, promoveu mais um “Dia de Campo” no Assentamento Mandacaru I, Povoado Curituba.

O “Dia de Campo” é uma atividade do Projeto “Nascentes do São Francisco – O MP Salvando Rios”, onde agricultores e toda a comunidade participam de uma conversa e de conscientização ambiental na área de reflorestamento da Sub-bacia Hidrográfica do Rio Curituba. Dessa vez, foram abordadas questões relacionadas ao intercâmbio entre estilos de agricultura sustentável, manejo do solo e aproveitamento da água.

“É com muita emoção e orgulho que tenho o prazer de informar que, mais uma vez, o nosso Projeto ganhou um prêmio em Brasília. Fomos vencedores do Prêmio CNMP, na categoria ‘Transformação Social’. E, hoje, além de comemorar com vocês a nossa vitória, esse ‘Dia de Campo’ funcionará como uma capacitação prática e técnica para a continuidade dessa inciativa de sucesso. O Projeto é nosso e precisamos nos interessar e cuidar dele. Somos um modelo a ser seguido e temos que melhorar a cada dia e, para isso, preciso do compromisso de todos. O nosso maior desafio foi recuperar um dos locais mais difíceis: a caatinga. Mas nós conseguimos e estamos todos de parabéns, agora é só dar continuidade”, frisou a Promotora de Justiça e Diretora do CAOp São Francisco, Dra. Allana Rachel Monteiro Batista Soares Costa.

Dra. Allana informou, também, que o Projeto será ampliado para a Bacia Hidrográfica do Rio Betume, em mais seis Municípios do Baixo São Francisco.

Para o Prefeito de Canindé, Ednaldo Vieira Barros, o momento é de comemoração e dedicação. “Todos merecem ser aplaudidos e abraçados, mas o que realmente queremos é que a comunidade esteja literalmente inserida diariamente e repliquem o conhecimento que receberam aqui para outros moradores da região”.

O representante do CBHSF, Antônio Jackson Borges, destacou a importância da continuidade do Projeto. “Não se preocupem apenas com o benefício que vocês estão recebendo, isso é só um incentivo. O que queremos de verdade é ver no rosto de cada um o compromisso em lutar pelo meio ambiente. Assumam essa tarefa com amor, cidadania e responsabilidade”.

Agricultura de subsistência – uma novidade do Projeto

Além do plantio de mudas de vegetação nativa, o Projeto agora conta com a produção de alimentos que possam garantir a sobrevivência do agricultor que cuida e protege a área. Feijão, abóbora, gergelim e melancia são alguns dos alimentos inseridos nos locais por onde passa a irrigação implementada pelo Projeto. Engenheiros da GOS Florestal, empresa responsável pela execução do trabalho, orientaram os agricultores e toda a comunidade que alimentos eles podem plantar e obter uma fonte de renda. “Essa ideia veio como mais um incentivo para que a comunidade local cuide da área de reflorestamento”, frisou Dra. Allana Rachel.

Durante a visita todos puderam verificar o plantio de cerca de mais de 20 mil mudas, a implantação do sistema de irrigação e a construção de ‘barraginhas’, pequenas bacias para captar água da chuva.

Entrega de cheque simbólico – pagamento por serviços ambientais

Ainda durante o “Dia de Campo”, os moradores do Assentamento que adotaram o Projeto e se comprometeram a fazer o replantio e cuidar da vegetação das nascentes receberam cheques simbólicos. A Prefeitura de Canindé disponibilizou os recursos que estão sendo pagos aos “produtores de água”, através do pagamento por serviços ambientais.

Parceiros do Projeto

O “Nascentes do São Francisco – O MP Salvando Rios” conta com a parceria da Universidade Federal de Sergipe – UFS, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMARH, da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe – EMDAGRO, da Companhia Hidrelétrica do São Francisco – CHESF, da Companhia do Desenvolvimento do Vale do São Francisco – CODEVASF, do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária de Sergipe – INCRA, do Sergipe Parque Tecnológico – SERGIPETEC e da Agência Nacional das Águas – ANA.

Coordenadoria de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
Fone: (79) 3209-2865
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe

 

 

Nosso site utiliza cookies para aprimorar a sua navegação