SANTA CATARINA – Projeto de iniciativa do MPSC premia 34 alunos de Concórdia
O Projeto “Destaque da Turma”, ação conjunta do Ministério Público (MPSC), do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), do Fundo para Infância e Adolescência (FIA) e da Gerência Regional de Educação (GERED), premiou 34 alunos com as melhores notas de cada uma das 33 turmas de terceiro ano de Concórdia. O prêmio foi entregue no dia 14 de dezembro.
No início do ano de 2017, o Promotor de Justiça da Infância e Juventude de Concórdia, Marcos De Martino, propôs ao CMDCA, ao FIA e à GERED, a criação de um projeto que viesse a valorizar e a premiar o mérito estudantil na cidade de Concórdia.A ideia já havia sido implementada pelo Promotor de Justiça nos anos de 2014 e 2015 na Comarca de Anita Garibaldi, onde foram premiados quatro alunos com as melhores notas entre cada uma das quatro turmas de terceiro ano da cidade.Em Concórdia, participaram do projeto os alunos dos 33 terceiros anos da cidade.
Durante a cerimônia de premiação, os vencedores subiram ao palco, no Centro de Eventos da cidade, acompanhados de um professor homenageado e receberam das mãos dos organizadores um certificado e um cheque no valor de R$ 1.000,00. O prêmio foi bancado pelo FIA, utilizando-se de verba oriunda das doações do imposto de renda e multas decorrentes de ações judiciais. Também foi premiado um estudante portador de necessidades especiais ,cujo prêmio foi custeado pelo Promotor de Justiça.
A iniciativa do MPSC foi apoiada pelo CMDCA, pelo FIA e pela GERED, que aprovaram a criação do Projeto Destaque da Turma, assim como os diretores das 12 escolas participantes. O grupo entendeu que a premiação do mérito estudantil estimularia e incentivaria a educação em Concórdia.
Em agosto deste ano, os organizadores Josiane Wierzynski Piovezan (Presidente do CMDCA), Vanessa Ávila (Conselheira do CMDCA), Denise Justi Lopes (Gestora do FIA), Gislaine Winter (Gerente Regional de Educação) e Marcos De Martino (Promotor de Justiça) visitaram pessoalmente todas as 33 turmas de terceiros anos participantes, a fim de apresentar o Projeto aos alunos, frisando que mais importante do que o prêmio financeiro é o reconhecimento pelo esforço e pelos ensinamentos adquirido durante o último ano do ensino médio.
O Projeto Destaque da Turma não teria sido possível sem o trabalho conjunto do CMDCA, do FIA e da GERED, a quem deixo meu reconhecimento. A iniciativa tem por objetivo estimular que valores saudáveis da sociedade sejam restabelecidos, reconhecendo excelentes alunos, de forma a desencorajar que bandidos sejam endeusados. Nesse sentido, ver o orgulho no rosto de pais e professores com a vitória dos estudantes, no dia da cerimônia, nos fez perceber que estamos no caminho correto, comentou De Martino.