Skip links

SANTA CATARINA – Com apoio do MPSC, Enastic debate tecnologia e inovação no Ministério Público

Com o apoio institucional do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), ocorre até esta sexta-feira (21/8) mais uma edição do Enastic – Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação dos Ministérios Públicos. O evento, realizado de modo totalmente virtual pela Associação Catarinense do Ministério Público (ACMP), contou com palestra de abertura do Procurador-Geral de Justiça, Fernando da Silva Comin. Nos três dias de videoconferência, palestrantes de diversas áreas falaram sobre tecnologia e inovação no Ministério Público, apresentando novas tendências e experiências de sucesso.

Em seu discurso, o PGJ destacou que, numa sociedade digital, o Ministério Público terá que se acostumar a ser uma plataforma para o cidadão poder exercer o protagonismo da sua cidadania. “Em um curto intervalo de tempo, aquilo que era distante, como realizar audiências judiciais por meio de videoconferência, hoje é uma realidade”, disse Comin, reafirmando as palavras do presidente da ACMP, Marcelo Gomes Silva, de que toda a transformação digital foi abreviada nas suas entregas por conta da pandemia. 

“A transformação digital não é uma escolha, mas uma realidade que se impõe. Quem estiver preparado para surfar essa onda seguirá adiante. Aqueles que não estiverem ficarão parados no tempo e poderão perder o sentido da sua utilidade social, da sua missão institucional”, enfatizou Comin. Durante o evento, o PGJ ainda anunciou uma série de entregas inovadoras para a sociedade – entre elas, um aplicativo voltado ao cidadão, o “MP na palma da sua mão”, que possibilita contato facilitado com a Instituição, e a atendente virtual Catarina, um chatbot que auxilia a navegação no site do MPSC. 

O presidente da ACMP, Marcelo Gomes Silva, pontuou a pandemia de covid-19 como fator de aceleração nos processos de inovação de empresas e instituições, que tiveram que se adaptar aos novos tempos para sobreviver. Ele também ressaltou a necessidade de o Ministério Público adaptar seu trabalho para chegar a quem precisa, melhorando seus processos para aumentar a produtividade e atingir o cidadão, que está na ponta, mas sem se esquecer dos servidores e colaboradores. “Todo uso de tecnologia tem que ter a pessoa como objetivo final.”

Debate

O primeiro painel de debates, “Cases de inovação nos Ministérios Públicos”, teve a participação do Coordenador do Núcleo de Inovação do MPSC, Promotor de Justiça Guilherme Zattar. Em sua apresentação, Zattar discorreu sobre iniciativas desenvolvidas pelo Núcleo e ressaltou que este é o tema mais importante do MP brasileiro, pois construirá as bases para um novo Ministério Público.

“Queremos provocar uma vontade de pensar formas diferentes de executar aquilo que sempre foi feito de uma mesma forma”, salientou Zattar. O Promotor de Justiça também pontuou os próximos passos do Núcleo, como inovações na área de Tecnologia de Informação, evolução constante em Ciências de Dados e indução da cultura da inovação.

O Enastic também contou com os painéis “Ecossistema de inovação de Santa Catarina”, moderado pelo Gerente de Ciência de Dados e Inovação do MPSC, Rodrigo Brelinger, e “Digitalização do serviço público e inovação – A experiência do Estado de Santa Catarina”, com moderação do Assessor de Inovação do MPSC Joamir Rogério Campos.

Nosso site utiliza cookies para aprimorar a sua navegação