Skip links

SANTA CATARINA – Ministério Público cria núcleo intersetorial para a inclusão na Capital

Já está em operação o Núcleo Intersetorial em Defesa da Inclusão (NIDI), coordenado pela 30ª Promotoria de Justiça da Capital e composto por entidades representativas das pessoas com deficiências, da sociedade civil e do poder público. O objetivo do NIDI é trabalhar pelos direitos das pessoas com deficiência em diferentes áreas e setores, como a acessibilidade no transporte público, na mobilidade urbana e nos serviços públicos e privados, e a inclusão no mercado de trabalho, na educação, na cultura e no lazer.

“Nós vamos lidar com duas questões prioritárias, agora: tratar da questão da acessibilidade do transporte público e a acessibilidade física das calçadas. Nós pretendemos ser bastante resolutivos e trabalhar junto à câmara de vereadores e junto à Prefeitura, para melhorar, realmente, o sistema e fazer com que as pessoas com deficiência tenham mais oportunidades”, explicou o Promotor de Justiça Daniel Paladino, após a reunião de instalação do NIDI, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, na tarde desta segunda-feira (18/10).

As demandas de cada grupo serão encaminhadas e tratadas “respeitando as individualidades e especificidades de cada comunidade”, prossegue Paladino, e salienta que todas as soluções serão buscadas por meio de alianças entre os diferentes setores e órgãos envolvidos.

Participam do NIDI o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Câmara de Vereadores da Capital, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, a Ordem dos Advogados do Brasil-SC, a Câmara dos Dirigentes Lojistas – CDL de Florianópolis, a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis, a Associação Amor para Down, Associação dos Surdos, Associação Pais em Movimento, Movimento Bengala Verde, Associação Fazer Mais, Associação Catarinense de Integração ao Cego, Associação Florianopolitana de Deficientes Físicos, Associação dos Pacientes Renais de SC, Associação Autonomia e Instituto Catarinense de Doenças Raras.

Nosso site utiliza cookies para aprimorar a sua navegação