Novo Portal de Busca facilita pesquisas no banco de dados do MPRJ
Entrou em operação, nesta terça-feira (24/07), o novo Portal de Buscas do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). O portal permite que Membros e servidores acessem diretamente documentos e peças jurídicas existentes no banco de dados do MP, indexados no Módulo de Gestão de Processos (MGP) e no site. Com acesso através da intranet, o mecanismo de busca do Portal permite pesquisar textualmente, nos mesmos moldes do padrão Google de busca, de forma ágil e direta. De acordo com o Secretário de Tecnologia da Informação e de Comunicação, Cláudio Tenório Figueiredo Aguiar, o Portal procura atender a atividade fim dos Procuradores e Promotores de Justiça, auxiliando a instrução dos seus trabalhos.
“Através da busca por palavra ou expressões, permitimos o acesso rápido a documentos Word e PDF indexados com doutrinas, jurisprudências, legislação, promoções, resoluções, além de dados da movimentação do MGP. Também podem ser pesquisados réus, testemunhas, históricos de tramitação, dentre outras informações contidas em peças jurídicas que não forem sigilosas. O pleno acesso a esse conteúdo do nosso banco de dados reforça a importância de que todos os funcionários anexem as peças que instruem os procedimentos cadastrados no MGP”, explicou Cláudio Tenório.
“O novo Portal de Busca é mais uma importante ferramenta disponibilizada pela atual Administração para facilitar a vida de Membros e servidores, o que contribuirá para otimização de nossos trabalhos”, afirmou o Procurador-Geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Lopes.
As instruções para acesso e mobilidade na nova ferramenta de busca estão sendo disponibilizadas através dos informativos de comunicação interna. De acordo com a Subprocuradora-Geral de Justiça de Administração, Mônica da Silveira Fernandes, o mecanismo de busca atende aos anseios da Classe, que reivindicou acesso a um banco de peças na elaboração do Planejamento Estratégico. “A ferramenta cumpre a meta traçada pela Administração, a partir do GEMPERJ, de facilitar a visibilidade e o acesso às peças de informação, após maciço investimento na área de informática. Agora, é importante que todo o material seja anexado”, afirmou a Subprocuradora-Geral.
A Gerente do Projeto do Motor de Busca, Regina Ferreira da Silva, explica que o layout do Portal segue os padrões do site institucional e seu funcionamento contém filtros que facilitam as pesquisas. Os resultados são resumidos com detalhes como o número do procedimento no MPRJ, sua data de inclusão no MGP, o número de origem, o texto da etiqueta, o nível de sigilo, o tipo de documento, o assunto, classe, atribuição e descrição do fato, além dos órgãos de carga e responsável pelo procedimento. A ferramenta de “cesta”, também possibilita selecionar os dados de maior interesse para refinar a busca e facilitar o acesso de dados.
Nos próximos dias serão agendados encontros com as Coordenações do Centros de Apoio Operacionais e os Centros Regionais para maior difusão do mecanismo de busca e conscientização da necessidade da anexação dos documentos junto ao MGP para obter cada vez mais qualidade de resultado nas pesquisas.
Até o fim de agosto, também será disponibilizada a ferramenta de Inteligência de Negócios (Business Intelligence – BI), que permitirá aos órgãos de execução o gerenciamento de informações estratégicas de sua área. Uma Promotoria de Justiça criminal, por exemplo, poderá compor resumos e gráficos de crimes mais frequentes em sua região, os horários em que ocorrem e em quais extensões territoriais. Também está em planejamento a implementação da chamada busca federada, que significa ter acesso ao banco de dados de outra Instituição acordada em convênio, como os demais MPs dos Estados.
Fonte: ASCOM / MPRJ