Skip links

Promotoras de Justiça comemoram o Dia Internacional da Mulher

A Subcoordenadora de Combate à Sonegação Fiscal e titular da 16ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal, Promotora de Justiça Mônica Martino Pinheiro Marques (à direita na foto), e a Coordenadora do 8º Centro de Apoio Operacional (CAOp) das Promotorias de Justiça de Execução Penal, Promotora de Justiça Andrezza Duarte Cançado, participaram da comemoração do Dia Internacional da Mulher, no Salão Nobre do Quartel General da Polícia Militar, no Centro, nesta quinta-feira (08/02). A data também comemorou o 30º aniversário do início do ingresso de mulheres na PM.

O Comandante-Geral da PM, Coronel Erir Ribeiro Costa Filho, ofereceu um almoço em homenagem às mulheres. Estiveram presentes as duas Promotoras de Justiça representando o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), Policiais Militares e mulheres representantes das Forças Armadas, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e da Defensoria Pública. Rita Paes, esposa do Secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, também participar. 

Para Mônica Marques, foi uma honra representar o MPRJ em um evento de grande significado, que brindou a integração das Instituições que trabalham em prol da melhoria da segurança pública no Estado. “Cumpre destacar, ainda, no Dia Internacional da Mulher, o prestígio conferido pela Administração Superior, em especial pelo Procurador-Geral de Justiça, Cláudio Lopes, a todas as mulheres integrantes do MPRJ”, ressaltou a Promotora de Justiça. 

“Fiquei comovida no evento, não apenas por se o nosso dia, o Dia da Mulher, mas pela força e a firmeza das policiais que começaram desacreditadas e hoje, após 30 anos de trabalho, são verdadeiramente reconhecidas, ocupando, inclusive, os mais elevados postos na Polícia Militar. No Ministério Público, da mesma forma, estamos conquistando o nosso espaço. Cada vez mais observamos as Promotoras e funcionárias se destacando, mostrando a competência necessária sem deixar de lado a sensibilidade feminina”, disse Andrezza Cançado. 

Durante o evento, foram exibidas fotos das primeiras turmas de Policiais Militares femininas. Atualmente, o número de mulheres na PM está em ascensão: são 2.923 na Corporação, sendo 1.409 atuando nas ruas e 895 oficiais. Há 30 anos, a Companhia Feminina da Polícia Militar nasceu com o objetivo de policiar pontos turísticos, trânsito, hospitais e atuar nas ocorrências envolvendo mulheres e menores idade. Criada pela Lei 476, de novembro de 1981, recebeu seu primeiro efetivo feminino em 1982. A primeira sede foi no 2º BPM (Botafogo). Em 1988, a Companhia se tornou independente, sendo comandada por uma oficial.

“Eu me sinto muito honrada e orgulhosa de ser Policial Militar. Nós acreditamos que poderíamos conquistar o nosso espaço na PM. Hoje, é emocionante ter o trabalho reconhecido e receber todo este carinho”, afirmou a Chefe de Gabinete, Coronel Kátia Boaventura, que está há 28 anos na PM.

 

 



Fonte: ASCOM MPRJ

Nosso site utiliza cookies para aprimorar a sua navegação