Skip links

MP em Uarini (AM) participa da apresentação do Plamsan

Foi realizada no dia 03 de agosto de 2012, na Câmara Municipal de Uarini, no interior do Amazonas, uma audiência pública para apresentar e discutir junto à população local o Plano Municipal de Saneamento e de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, o Plamsan, uma ação exigida pela Política Nacional de Resíduos Sólidos e que tem como objetivo final a implantação, por parte das prefeituras, de um aterro sanitário para destinação adequada do lixo. A população participou ativamente da reunião, lotando o recinto.

O Plamsan foi apresentado pelo Assistente Técnico de Saneamento do projeto, Emanuel de Almeida Faria. Além dos aspectos técnicos do trabalho, Faria destacou a importância da parceria entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) e a Associação Amazonense de Municípios (AAM), que assinaram um convênio possibilitando o repasse de verbas para a elaboração de 56 planos já concluídos e outros três em fase final de elaboração.

Representando o Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), o Promotor de Justiça Márcio Pereira de Mello destacou o trabalho do órgão ministerial na esfera ambiental e a importância do Plamsan para o município. “O Ministério Público do Amazonas vem trabalhando para cumprir a sua missão constitucional de defesa do meio ambiente, cobrando ações concretas dos gestores públicos para aplicação da legislação ambiental, e, nesse contexto, a implantação da gestão integrada de resíduos sólidos em muito vem contribuir para a saúde e qualidade de vida das pessoas, bem como para incrementar a atividade econômica de reciclagem no município de Uarini”, disse o Promotor.

Essa foi a primeira audiência pública realizada para apresentar o Plamsan à sociedade no interior do Estado. A expectativa é que mais audiências públicas sejam realizadas em todos os municípios que já estão com os planos finalizados, e que sejam feitos, junto à população local, se necessário, ajustes nos projetos.

Em Manaus, Promotores discutem a implantação de aterros

No último dia 31 de julho, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Manaus, os Promotores de Justiça do interior do Estado se reuniram para discutir o papel do MP-AM no cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos, da Lei Federal 12.305/10, que determina a implantanação dos aterros sanitários nos municípios brasileiros. A reunião foi promovida pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Especializadas na Defesa do Meio Ambiente, Patrimônio Histórico e da Ordem Urbanística (CAO-MAPH-URB).



Fonte: www.mp.am.gov.br

Nosso site utiliza cookies para aprimorar a sua navegação