MPPE empossa mais cinco promotores de Justiça
O procurador-geral do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Aguinaldo Fenelon de Barros, empossou na última sexta-feira (15), no Centro Cultural Rossini Alves Couto, cinco promotores de Justiça. Lorena de Medeiros Santos, Mariana Lamenha Gomes de Barros, Petrônio Benedito Ralile Júnior, Russeaux Vieira de Araújo e Tanúsia Santana da Silva foram aprovados no último concurso público da instituição, concluído no ano passado.
Na solenidade, Fenelon ressaltou que este era um momento de grandeza para todos os que fazem parte do MPPE. “Recebemos vocês com muita honra. O sertão não está mais órfão a partir de hoje. Sabemos que precisamos de mais, porém vocês vão fazer a diferença para essa população. O sertão vai ser ouvido. É no sertão que o promotor de Justiça cresce, é nesse lugar mais longe em que a sociedade precisa de cidadania. Vários promotores se apaixonaram pelo sertão e continuam por lá lutando para defender e garantir os direitos da sociedade”, disse.
O procurador-geral voltou a afirmar que ser promotor de Justiça é cumprir uma missão divina. “Nós precisamos dar uma resposta à sociedade pernambucana e, para isso, é necessário amar o nosso trabalho, ter compromisso e defender a cidadania. Para isso, temos que inovar, temos que trabalhar diuturnamente”. Fenelon também se emocionou ao se referir à instituição. “Quando falo no MPPE, me emociono. Não é fácil enfrentar as dificuldades, mas é assim que crescemos. É neste caminho, diante do qual nunca me curvei, nem os demais colegas, que se deixam marcas. É muito bom quando a população diz que aquele promotor deixou uma marca. É o que a gente deixa. Isso nem o tempo apaga: o reconhecimento da sociedade”.
A presidente da comissão do concurso e procuradora de Justiça, Gerusa Torres, salientou que a luta foi dura, mas que a cada etapa do concurso as forças eram renovadas. “A luta que a vida nos coloca no caminho é para fortalecer o nosso caráter. Não tenho dúvida de que os novos promotores representarão muito bem o MPPE”. A procuradora ainda afirmou que o promotor tem que ser, acima de tudo, humano. “O promotor de Justiça tem que ter sensibilidade. Parabéns pela vitória, pela perseverança que tiveram para correrem atrás dos seus sonhos”, disse.
Na ocasião, a nova promotora de Justiça, Mariana Lamenha Gomes, em nome de todos os empossados, homenageou Gerusa e afirmou que a gratidão será eterna. “A determinação de Gerusa, a sua bravura e competência foi fundamental para estarmos aqui hoje. Ela desempenhou brilhantemente o seu papel como presidente da comissão”. A servidora do MPPE, Alexandra Moreda, também foi homenageada. “Alexandra é uma pessoa que durante todo o concurso se mostrou competente e com boa vontade de trabalhar. Ela fez e faz toda a diferença nesta instituição. Todo o nosso respeito e agradecimento a ela”, disse o novo promotor de Justiça, Petrônio Benedito Ralile.
Ainda na cerimônia, a nova promotora de Justiça, Lorena de Medeiros Santos, representando os demais promotores de Justiça empossados, agradeceu Fenelon pelo apoio. “Agradeço ao conselheiro Bruno Dantas, a comissão e ao procurador-geral do MPPE que se e empenhou para a nossa nomeação. Faço das palavras de Fenelon as minhas: esta é uma missão divina”.
Fenelon ainda falou sobre os compromissos assumidos. “Vamos nomear todos os promotores de Justiça aprovados. Esse é um compromisso da gestão. É a sociedade que clama e o MPPE não pode calar, mesmo com as dificuldades que enfrentamos, vamos conseguir. É um novo tempo do MPPE, é uma nova era”, concluiu.
Fizeram parte da mesa de honra a corregedora-geral do MPPE, Luciana Marinho; o ouvidor e procurador de Justiça, Gilson Barbosa; o secretário-geral do MPPE, Carlos Guerra; o chefe de Gabinete do MPPE, Erick Simões; o promotor de Justiça e vice-presidente da Associação do MPPE, Paulo Lapenda; como também a procuradora de Justiça e diretora em exercício da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), Maria Betânia Silva.
Assessoria de Comunicação MPPE
(81) 3303 1259 / 3303 1279 Fax: 3303 1260
www.mp.pe.gov.br | imprensa@mp.pe.gov.br