Audiência pública no MPPE discute doação de sangue por homossexuais
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) realiza audiência pública a respeito da rejeição à doação de sangue por homossexuais pela Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope). O evento vai ser realizado em 20 de outubro, a partir das 14h, no Centro Cultural Rossini Alves Couto, que fica na Avenida Visconde de Suassuna, nº 99, Santo Amaro.
A convocação para a discussão foi feita pelo promotor de Justiça de Defesa da Cidadania e dos Direitos Humanos, Westei Conde, e será um instrumento oportuno para melhor se instruir, com a colaboração da sociedade civil organizada, acerca do tratamento que vem sendo dispensado à população LGBT nos hemocentros.
Atualmente tramita na 7ª promotoria de Defesa da Cidadania um inquérito civil sobre o assunto. De acordo com Westei Conde, a audiência é uma maneira de obter subsídios e informações adicionais no que se refere à atenção e acolhimento pelos profissionais de saúde dos hemocentros aos candidatos à doação de sangue. Com isso, visa-se evitar manifestações de preconceito ou discriminação por orientação sexual e identidade de gênero.
Ademais, é necessário discutir a compatibilização entre proteção à saúde pública, especialmente na segurança dos estoques de sangue, com adoção de posturas e práticas que não segreguem ou estigmatizem a população LGBT.
Assessoria de Comunicação MPPE
(81) 3303 1259 / 3303 1279 Fax: 3303 1260
www.mp.pe.gov.br | imprensa@mp.pe.gov.br