Skip links

MPPE comemora Semana da Pessoa com Deficiência com vários eventos abertos ao público

Um dos objetivos da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, que acontece entre os dias 21 a 28 de Agosto, é criar uma mobilização nacional em torno da pessoa com deficiência. Com o mesmo intuito, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), através do Núcleo da Diversidade, realiza dois eventos sobre o tema: o primeiro nesta quarta-feira (25) a respeito da audiodescrição como forma de acessibilidade comunicacional e o outro, na próxima segunda-feira (30), uma capacitação voltada ao atendimento às pessoas com deficiência.

A mesa redonda “Audiodescrição- Ferramenta de acessibilidade comunicacional para TV, cinema, teatro, site e museu” acontece no dia 25 das 14h30 às 17h30. Será abordado o direito à acessibilidade comunicacional e a obrigatoriedade do uso de ferramentas com essa finalidade pelas TVs abertas brasileiras. O evento será realizado no Centro Cultural Rossini Alves Couto, no centro do Recife, e será aberto para jornalistas, publicitários, profissionais de cinema, teatro, museu, além de acadêmicos e estudantes das áreas relacionadas.

Na segunda-feira (30), haverá a capacitação “Entendo as demandas das pessoas com deficiência”, que também será realizado no Centro Cultural Rossini Alves Couto, das 8h ás 12h, com o objetivo de esclarecer dúvidas, preconceitos, equívocos conceituais e ainda questões sobre o convívio com cada tipo de deficiência: intelectual, auditiva visual e física. O evento será aberto para membros, servidores e estagiários da instituição, além de articuladores de políticas públicas inclusivas ou quaisquer pessoas interessadas . As inscrições são feitas através do site do Ministério Público de Pernambuco (por meio deste link) ou pelo telefone 3182.7348, das 12h ás 18h, até o dia 25.

A servidora do Núcleo da diversidade, Janaina Negreiros, ressalta que o evento é aberto para todo o público, seja para aquelas que trabalham com pessoas com algum tipo de deficiência, como também para quem quiser obter mais conhecimentos sobre elas. “O evento abrange mais do que profissionais da área, está aberto para todos aqueles que querem ter um melhor conhecimento sobre cada tipo de deficiência. Além disso, a capacitação possibilita outras instituições reforçarem os principais temas sobre a pessoa com deficiência e seus direitos fundamentais”, disse.

MPPE – Cabe ao Ministério Público atuar judicial e extrajudicialmente para garantir os direitos fundamentais indisponíveis e difusos das pessoas com deficiência, como é o caso do direito humano á saúde, á educação, á moradia, á alimentação, ao transporte, ao acesso á Justiça, entre outros.

Assessoria de Comunicação MPPE
(81) 3303 1259 / 3303 1279  Fax: 3303 1260
www.mp.pe.gov.br |
imprensa@mp.pe.gov.br

Nosso site utiliza cookies para aprimorar a sua navegação