Novos membros do Conselho Superior do MPES tomam posse
O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Conselho Superior, realizou, na segunda-feira (06/06), no auditório do edifício-sede da Procuradoria-Geral de Justiça do MPES, a sessão solene para posse dos membros eleitos para o Conselho Superior da instituição. Tomaram posse de seus mandatos, para o biênio 2011-2012, os procuradores de Justiça Elda Márcia Moraes Spedo, José Marçal de Ataíde Assi, Josemar Moreira, Sócrates de Souza e Ivanilce da Cruz Romão.
A procuradora de Justiça Elda Márcia Moraes, falou em nomes dos eminentes conselheiros empossados. “Trata-se de mais um marco nas nossas vidas em que somos desafiados a superar dificuldades, com o propósito de fortalecer sempre, cada vez mais, a instituição. Saudar os colegas é tarefa fácil, afinal, são pessoas de fácil trato, afáveis, simples (como convém à modéstia que o membro do Ministério Público deve cultivar)”, declarou. A procuradora de Justiça Elda Márcia Moraes, também agradeceu o voto dos colegas. “Agradeço, ainda, aos nossos colegas, que através do voto nos escolheram para integrar este Colegiado, na esperança de que façamos por merecer a confiança em nós depositadas, dando-lhes a certeza de que o nosso desejo á atuar com justiça, equilíbrio e ponderação”, salientou.
O Conselho Superior tem como competência prioritária orientar, disciplinar, fiscalizar, promover a execução dos princípios e das funções institucionais, além de controlar e avaliar os resultados obtidos. Também compete ao conselho determinar o quadro de antiguidade e processos de promoção, remoção, afastamento e vitaliciamento de membros, julgar recursos interpostos, deliberar normas, homologar concurso público e outras atribuições previstas na Lei Orgânica do MPES.
A solenidade contou com a participação do presidente do Egrégio Conselho, procurador-geral de Justiça Fernando Zardini Antonio; do corregedor-geral, Elias Faissal; e do presidente da Associação Espírito-Santense do Ministério Público (AESMP), promotor de Justiça Marcello Souza Queiroz, membros e servidores do MPES.