Coordenadores da campanha contra a corrupção definem novas metas
O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do coordenador nacional da campanha “O que você tem a ver com a corrupção?”, o procurador de Justiça Sérgio Dário Machado, participou da segunda reunião dos coordenadores da campanha, realizada na sexta-feira (13/05), na sede do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). O grupo tem a função de implementar a iniciativa em cada Ministério Público brasileiro, do qual seus componentes fazem parte.
A reunião foi presidida pelo procurador de Justiça, Sérgio Dário Machado que, de início, agradeceu a presença de todos e dirigiu palavras de gratidão à procuradora-geral de Justiça do DF, Eunice Carvalhido, pela cortesia de aceitar o pedido de realizar o evento. Também destacou o trabalho incansável do coordenador do DF, promotor de Justiça Antonio Henrique Graciano, e sua equipe de servidores, que não mediram esforços para que tudo transcorresse da melhor forma.
Dentre os temas debatidos, foi decidida a reativação da campanha: “Passado sujo não dá futuro. Vote limpo!”, visando às próximas eleições, e a necessidade de serem trabalhados os diversos termos de parceria firmados com terceiros, tanto em nível nacional, quanto nos Estados. Além disso, ficou definida a realização do 1º Congresso Nacional da campanha contra a corrupção, que, em princípio, será realizado entre 19 e 21 de outubro, em Porto Alegre (RS). Os temas, bem como os palestrantes e demais detalhes do evento, embora abordados na reunião, serão concretizados por uma comissão constituída pelos coordenadores dos Estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Santa Catarina.
O coordenador nacional afirmou que, em breve, levará o resultado da reunião à consideração do CNPG e realçou o esforço dos presentes nas discussões das matérias, pedindo empenho para que as próximas reuniões sejam cada vez mais concorridas, reforçando assim o movimento contra a corrupção, que, a seu ver, está em sua fase embrionária, considerando os diversos campos de atuação intocados e o imenso público-alvo ainda não atingido.
A campanha “O que você tem a ver com a corrupção?” foi idealizada pelo promotor de Justiça Affonso Ghizzo Neto do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e lançada em 27 de agosto de 2004. O objetivo é conscientizar toda a sociedade, especialmente crianças e adolescentes, sobre o valor da honestidade e transparência das atitudes do cidadão comum, destacando atos rotineiros que contribuem para a formação do caráter, além de oferecer um canal para que se \”denuncie\” a prática do crime contra o patrimônio público.