Projeto Interação reúne 500 pessoas em Iconha
O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Centro de Apoio Operacional de Implementação das Políticas de Educação (Cape), realizou, nos dias 30 e 31/03, em Iconha, o \”Projeto Interação\”. O projeto busca incentivar o comprometimento das famílias e da comunidade na melhoria das relações escolares, garantindo aos alunos o acesso, a permanência e o sucesso na educação. O evento no sul do Estado contou com a participação de cerca de 500 pessoas, entre pais, professores, diretores, pedagogos e profissionais da área técnica das escolas.
Na noite de 30/03, a assessora técnica Camila Ferreira Moreira, e o agente de apoio Marcelo Amaral Dalmonech, proferiram palestra para as famílias sobre a responsabilidade dos pais, o combate ao uso de entorpecentes e seus efeitos nocivos, as causas da evasão escolar e o uso do uniforme escolar. Na ocasião, foi celebrado um Termo de Compromisso entre o MPES e a Prefeitura Municipal de Iconha, no qual as escolas municipais se comprometem a informar ao MPES também sobre faltas reiteradas de alunos, para que seja trabalhada a prevenção da evasão escolar e, consequentemente, evitar a incidência de alunos envolvidos com drogas.
Na manhã de 31/03, as palestras foram proferidas pela dirigente do Cape, promotora de Justiça Maria Cristina Rocha Pimentel, e pela assessora técnica Camila Ferreira Moreira para profissionais da área sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e a Constituição Federal. Outros pontos abordados foram as causas da evasão escolar no contexto pedagógico, as ações da escola frente aos atos de indisciplina e atos infracionais, o uso de uniforme escolar e a prática da realização de festas no interior das escolas.