Inscrições abertas para casamento comunitário
O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), em parceria com o Sindicato dos Notários e Registradores do Estado do Espírito Santo (Sinoreg-ES), realizará um casamento comunitário, na Praça do Papa, em Vitória. A iniciativa é parte do 2º Encontro Estadual de Desenvolvimento Comunitário, que ocorre entre os dias 24 e 26 de setembro. Os interessados em fazer parte dessa triagem devem se inscrever pelos seguintes telefones do MPES/Getso: (27)3325-5020 ou (27)3325-8787.
Para participar da seleção de casamentos, é preciso ser morador do município de Vitória e comprovar que não pode arcar com as despesas matrimoniais. O MPES, por meio do Grupo Especial de Trabalho Social (Getso), vai selecionar cerca de 50 uniões, que serão realizadas no dia 26 de setembro (domingo), às 9 horas.
O Encontro Estadual de Desenvolvimento Comunitário é realizado pelo MPES, por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa Comunitária (Caco). O objetivo é promover o progresso social e buscar a melhoria das condições de vida da população, por meio da afirmação e proteção de direitos humanos e da cidadania. O encontro também busca reunir entidades e organismos que trabalham com o desenvolvimento comunitário no Estado, além de proporcionar o debate das políticas públicas e sociais.
O 2º Encontro Estadual de Desenvolvimento Comunitário traz uma ampla programação e diversos serviços, desde o mutirão de atendimento comunitário dos promotores de Justiça, atendimento na área de saúde, emissão de documentos, orientação jurídica, palestras, até cortes de cabelo e serviços de orientação sobre drogas. Também não faltam atividades culturais, como shows, cinema, teatro e oficinas para as crianças.
O 1º Encontro, que ocorreu em 2009, recebeu a visita de cerca de 50 mil pessoas e realizou um total de 13.683 atendimentos diretos durante os três dias do evento. De acordo com a dirigente do Caco, procuradora de Justiça Míriam Silveira, foi uma oportunidade das entidades parceiras se reunirem em torno da temática do desenvolvimento comunitário. “Conseguimos cumprir o nosso principal objetivo, mostrando à população, através da atuação do MPES, quais os direitos que todo o cidadão tem”, comenta.
Casamento comunitário
Local: Praça do Papa, em Vitória
Data: 26 de setembro (domingo)
Horário: 9h
Seleção: Para participar é preciso ser morador de Vitória e comprovar que não pode arcar com as despesas matrimoniais
Inscrição: No Getso, pelos telefones: (27)3325-5020 ou (27)3325-8787.