MPES lança Plano Estratégico 2025
O ato de planejar é elaborado para garantir a excelência dos serviços prestados à coletividade e um grau de efetividade acima das expectativas. Com esta meta como um dos objetivos, o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) lançou, nesta sexta-feira (07), o Plano Estratégico 2025. O projeto tem como meta dar um salto em qualidade nas relações institucionais. O documento possui 26 objetivos e 53 projetos estratégicos e é uma valiosa ferramenta de gestão. Através dela, é formulada a forma de implementação do trabalho da instituição, numa perspectiva de médio e longo prazo.
De acordo com o procurador-geral de Justiça, Fernando Zardini Antônio, apesar do lançamento ter ocorrido agora, algumas ações já estão sendo colocadas em prática. “O dia de hoje é muito importante para o MPES, já que vamos iniciar junto às Promotorias de Justiça a implantação do nosso planejamento estratégico. Ele foi fechado no final do ano passado e, apesar de ser lançado somente hoje, eu gostaria de deixar registrado para todos, que algumas ações relacionadas ao projeto já estão em fase de implementação.”, destacou.
Para a elaboração do documento foram realizados minuciosos diagnósticos e reuniões. Da mesma forma, foram detectados pontos que pudessem se constituir em futuros desafios para a Administração Superior. O Plano Estratégico de 2025 é mais uma ação do MPES para tornar a instituição capacitada a responder às crescentes demandas da sociedade capixaba.
O especialista em qualidade de Gestão Pública e autor do livro “A excelência em gestão pública”, Paulo Daniel Barreto de Lima, ministrou uma palestra sobre como deve ser utilizado o Planejamento Estratégico, para que se torne eficiente. “O MPES tem duas coisas fundamentais: a missão e a sociedade. Uma organização viva é aquela que executa os objetivos decorrentes da missão e gera resultados para a sociedade. Para isso, o órgão deve conseguir a melhor relação entre recurso, ação e resultado. A estratégia precisa ser ousada, mas viável. O planejamento precisa ser participativo e as pessoas de todos os setores da instituição precisam saber o que fazer.”, disse.
As áreas abordadas pelo Plano Estratégico 2025 são: Desenvolvimento Sustentável, Sociedade,Aprendizado e Crescimento, Processos e Financeiro. O gerente-geral do MPES, Álcio de Araújo, apresentou as medidas da parte de engenharia do projeto, que visa, até o ano de 2015, construir todas as sedes das Promotorias de Justiça. “Hoje nós damos o pontapé inicial do nosso planejamento estratégico. A partir de 2011 nós iremos prever a evolução em 3 anos. Pretendemos estar com somente uma Promotoria de Justiça alugada ao final de 2015. Pretendemos atingir nossa meta com um bom planejamento.”, frisou.
Parceria SESC x MPES
Ainda dentro do evento de lançamento do Plano Estratégico 2025, o Ministério Público do Estado do Espírito (MPES) assinou uma parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), para a utilização dos benefícios, como rede de hotelaria, área de lazer, atendimentos odontológicos, centros de convenções, entre outros. Os membros do MPES interessados receberão uma carteirinha da instituição, para que possam usufruir das vantagens do acordo. Além disso, foi firmado um termo que prevê ações do projeto “O que você tem a ver com a corrupção?”, nas unidades educativas do Sesc.
O presidente do Conselho Regional do Sesc, José Lino Sepulcri, demonstrou alegria pelas parcerias com a instituição , que considera uma das mais importantes para sociedade. “O momento é de alegria e satisfação em firmar os acordos. Os membros da instituição que conhecem e, também os que não conhecem, agora possuem toda nossa estrutura à disposição. Além disso, nós abraçamos o projeto da corrupção com muita honra. Considero este projeto uma vitória do MPES e me prontifico a arranjar outros parceiros para a iniciativa.”, destacou.
Também estiveram presentes o diretor regional do Sesc, Gutman Uchôa de Mendonça e o assessor da Presidência da Federação de Comércio do Espírito Santo (Fecomércio), Ubiratan Vieira de Medeiros.